Categorias: EconomiaMeio Ambiente

Governo do Estado anuncia investimento de R$ 14 milhões em sustentabilidade ambiental

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai investir, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, R$ 14 milhões no financiamento de projetos de sustentabilidade ambiental. A iniciativa inovadora tem parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e vai regulamentar e implementar um hub de startups com soluções para os desafios ambientais do estado. O lançamento foi feito pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, na última segunda-feira (17/4).

Segundo Thiago Pampolha, que também é secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, haverá um esforço conjunto para que todos os setores da sociedade se envolvam com as empresas e startups para a mais nova missão do Rio de Janeiro.

“O Blue Rio vem ao encontro do momento estratégico que o nosso estado atravessa, com grandes investimentos em políticas ambientais e sinergia entre desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas. Estamos novamente colocando o território fluminense em uma posição de vanguarda, não somente no Brasil, mas também na América Latina”, afirmou Pampolha.

O primeiro eixo do projeto do governo do estado é o Blue Rio, programa colaborativo dedicado à economia do mar, pioneiro na América Latina. Ele é uma parceria da secretaria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a consultoria de inovação aberta Beta-i Brasil. O objetivo é atrair startups com soluções tecnológicas para o setor marítimo, que é uma vocação do estado do Rio

Programa do Governo do Estado é inédito na América Latina

O hub de inovação é inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo e já reúne diversas empresas parceiras nacionais e internacionais. No estado, ele vai atrair soluções para cinco macro áreas estratégicas de impacto: Saneamento, Portos e Logística, Navegação, Sustentabilidade e Energia.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, responsável agora também pelo Blue Rio, desenvolve diversas ações em concordância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre elas, o Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), o Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), o Sanear Guandu, além de políticas para água de reúso e logística reversa e o Ambiente Jovem, o maior programa de educação ambiental do Brasil.

A nova iniciativa do Governo do Estado é inédita na América Latina. O projeto, inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo, já reúne diversas empresas parceiras nacionais e internacionais, como a GALP, a Oceanpact, Vibra Energia, Águas do Rio e outras.

Posts Recentes

Interior do Rio lidera exportações estaduais em 2024

O Boletim Rio Exporta – Edição Regionais 2025, elaborado pela Firjan, revelou que o interior…

22 horas atrás

Proposta que impede proibição de animais de pequeno porte em condomínios é aprovada

O Projeto de Lei nº 822/2023, de autoria do deputado Rodrigo Amorim, inicialmente previa que…

23 horas atrás

Landim no Palácio Guanabara

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na última segunda-feira levantamento sobre as intenções de votos para…

24 horas atrás

‘Vacina na Mochila’ nas creches de São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, iniciou nesta segunda-feira (7) o…

1 dia atrás

Encontro estratégico para fortalecer turismo na Barra da Tijuca

Na última sexta-feira (4), o Hotel Hilton Barra, na Zona Oeste do Rio, foi palco…

1 dia atrás

Escola Governador Portella será reinaugurada em Teresópolis

A Escola Municipal Governador Portella, localizada no bairro Jardim Pinheiros, em Teresópolis, está na fase…

1 dia atrás