Categorias: EconomiaPolítica

Governo do Rio se reúne com associação chinesa para debater investimentos no estado

Representando o governo do Rio através do gabinete do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o assessor especial Victor Travancas e Guilherme Barata se reuniram com o presidente da Associação Chinesa do Wenzhou do Brasil, Fernando Zhu, visando estreitar as relações comerciais entre China e o estado. O encontro foi no Palácio Guanabara, na Zona Sul da capital fluminense.

Os temas principais da conversa entre os chineses e o governo do Rio, que foi intermediada por lideranças do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) através de Alexandre Bergamo e Jessica Nascimento, foram a construção de shoppings populares na cidade e a oferta de um escritório para atender ao governador em viagens oficiais ao país asiático.

O responsável pela Wenzhou do Brasil, Zhu, que já tem atuações no mercado de shoppings populares na região de São Paulo, afirma que a primeira reunião entre as instituições visa uma parceria que pode gerar emprego e renda para o estado e uma conexão cultural que pode beneficiar os dois países.

“Nossa principal missão é fazer uma conexão política em termos comerciais. Além do intercâmbio cultural, temos diversos mercados de atuação que podem ser interessantes para o Rio, como energia solar e shoppings populares”, disse Zhu.

O responsável da Associação Chinesa ofereceu um escritório para auxiliar a equipe do governo do Rio em viagens diplomáticas. Segundo Zhu, o local pode receber os secretários em viagens oficiais.

O encontro aconteceu no Salão Verde do Palácio Guanabara e foi intermediado pelo atual presidente do PRTB, Alexandre Ghael Bergamo, que afirmou que o partido continuará na base de Claudio Castro pelos próximos anos.

Reunião contou com representantes do governo do Rio, de entidade chinesa e lideranças do PRTB.

Governo do Rio vê parceria com bons olhos

O representante oficial do governo do Rio no encontro, Victor Travancas, conversou com os chineses por mais de duas horas e pontuou que os asiáticos vão ajudar nessa produção de empregos no Rio. O político viu as propostas com bons olhos e disse estar empolgado com a relação entre os países.

“Acredito que nós, nessa política de geração de empregos e incentivo financeiro, ainda mais nas regiões mais pobres, vamos conseguir criar mecanismos para que os chineses se instalem e ajudem nessas questões”, afirmou Travancas.

Os modelos de shopping populares já são adotados em São Paulo, mas devem ser reproduzidos de formas diferentes no Rio. De acordo com Zhu, o estado é visto como um local de bastante interesse e a ponte pode gerar diversos tipos de investimentos em outros ramos.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás