Categorias: EconomiaPolítica

Governo do Rio se reúne com associação chinesa para debater investimentos no estado

Representando o governo do Rio através do gabinete do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o assessor especial Victor Travancas e Guilherme Barata se reuniram com o presidente da Associação Chinesa do Wenzhou do Brasil, Fernando Zhu, visando estreitar as relações comerciais entre China e o estado. O encontro foi no Palácio Guanabara, na Zona Sul da capital fluminense.

Os temas principais da conversa entre os chineses e o governo do Rio, que foi intermediada por lideranças do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) através de Alexandre Bergamo e Jessica Nascimento, foram a construção de shoppings populares na cidade e a oferta de um escritório para atender ao governador em viagens oficiais ao país asiático.

O responsável pela Wenzhou do Brasil, Zhu, que já tem atuações no mercado de shoppings populares na região de São Paulo, afirma que a primeira reunião entre as instituições visa uma parceria que pode gerar emprego e renda para o estado e uma conexão cultural que pode beneficiar os dois países.

“Nossa principal missão é fazer uma conexão política em termos comerciais. Além do intercâmbio cultural, temos diversos mercados de atuação que podem ser interessantes para o Rio, como energia solar e shoppings populares”, disse Zhu.

O responsável da Associação Chinesa ofereceu um escritório para auxiliar a equipe do governo do Rio em viagens diplomáticas. Segundo Zhu, o local pode receber os secretários em viagens oficiais.

O encontro aconteceu no Salão Verde do Palácio Guanabara e foi intermediado pelo atual presidente do PRTB, Alexandre Ghael Bergamo, que afirmou que o partido continuará na base de Claudio Castro pelos próximos anos.

Reunião contou com representantes do governo do Rio, de entidade chinesa e lideranças do PRTB.

Governo do Rio vê parceria com bons olhos

O representante oficial do governo do Rio no encontro, Victor Travancas, conversou com os chineses por mais de duas horas e pontuou que os asiáticos vão ajudar nessa produção de empregos no Rio. O político viu as propostas com bons olhos e disse estar empolgado com a relação entre os países.

“Acredito que nós, nessa política de geração de empregos e incentivo financeiro, ainda mais nas regiões mais pobres, vamos conseguir criar mecanismos para que os chineses se instalem e ajudem nessas questões”, afirmou Travancas.

Os modelos de shopping populares já são adotados em São Paulo, mas devem ser reproduzidos de formas diferentes no Rio. De acordo com Zhu, o estado é visto como um local de bastante interesse e a ponte pode gerar diversos tipos de investimentos em outros ramos.

Posts Recentes

Estado autoriza reabertura de unidades de conservação

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou nesta quarta-feira (18) a…

5 horas atrás

Creci-RJ Itinerante faz parada na Praça do Pontal, no Recreio

A van do Creci-RJ Itinerante parou na Praça do Pontal, no Recreio, na última quinta-feira,…

5 horas atrás

Deputados querem contratação de mão de obra local em obras do Estado

Os membros da CPI da Transparência, da Alerj, vão assinar conjuntamente um projeto de lei…

8 horas atrás

Seropédica ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros na Dutra

O primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Rio de Janeiro será…

8 horas atrás

Pesquisa analisa uso do transporte por aplicativo em Campos

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que…

9 horas atrás

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e…

11 horas atrás