Categorias: CapitalEducação

Ambiente Jovem: Governo do Estado anuncia continuidade do programa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, anunciou que dará prosseguimento ao projeto  Ambiente Jovem, maior programa de Educação Ambiental do país.

O anúncio foi feito na última terça-feira durante a cerimônia de formatura de mais de 900 alunos, no Maracanãzinho, na Zona Norte da capital fluminense.

“Esse é o maior programa de educação ambiental do Brasil, e nós queremos fazer mais. O Ambiente Jovem continua, com muito mais força e conhecimento”, celebrou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

“O Ambiente Jovem é um programa especial, pois não acontece somente dentro da sala de aula. É ir para a comunidade e ver em que podemos melhorá-la. Somente a partir da educação é possível transformar e resolver os problemas”, afirmou a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti.

A cerimônia, que teve a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, contou ainda com um desfile do projeto Ecomoda, com roupas produzidas com material reciclável, além do Hino Nacional executado por uma orquestra dos alunos do Núcleo de Pertencimento do Lins.

“Confio muito no nosso potencial como juventude e, principalmente, como agentes. A missão não acaba aqui, mas segue como uma sementinha da sustentabilidade, plantada em cada um de vocês”, destacou o embaixador do Ambiente Jovem, Marcos Vinícios Botelho.

Ambiente Jovem tem cinco mil estudantes ativos

Lançado em março de 2022, o Ambiente Jovem já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos (Nups), espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso e a formação de cerca de dois mil líderes ambientais, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 73 Nups em diversas áreas de vulnerabilidade social do estado.

O Ambiente Jovem tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda por meio de uma visão empreendedora e sustentável.

Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.

Posts Recentes

Deputados querem contratação de mão de obra local em obras do Estado

Os membros da CPI da Transparência, da Alerj, vão assinar conjuntamente um projeto de lei…

5 minutos atrás

Seropédica ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros na Dutra

O primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Rio de Janeiro será…

48 minutos atrás

Pesquisa analisa uso do transporte por aplicativo em Campos

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que…

1 hora atrás

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e…

3 horas atrás

Mural do Clima desperta consciência sobre mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) e a BR Solar realizam…

20 horas atrás

UFF e Porto do Açu assinam termo de cooperação técnica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um…

21 horas atrás