Secretário Estadual da Casa Civil, Nicola Miccione. (Foto: Divulgação/Alerj)
O secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, anunciou que o governo enviará à Alerj um pacote de nove projetos sobre questões econômicas e de segurança pública no início da próxima semana para análise e votação dos deputados. São medidas, segundo ele, como o refinanciamento de créditos do Imposto ICMS e a redução ampla e gradual dos incentivos fiscais.
Entre os projetos que serão enviados à Alerj pelo Governo do Estado, destacam-se o que propõe a cessão de terrenos do governo, uma das condições para o Rio aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas do Estado (Propag) e a proposta que versa sobre os recursos de royalties repassados ao Rioprevidência.
Na área da segurança pública o Governo vai enviar à Alerj os projetos buscam unificar pontos nas carreiras dos policiais civis e militares, além de alterar as regras para a concessão da chamada “saidinha” para os detentos em presídios administrados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A Alerj aprovou o projeto de lei, de autoria dos deputados Arthur Monteiro (União) e Índia Armelau (PL), que institui a Política Estadual de Conscientização sobre a Importância do Esporte para o Desenvolvimento Cognitivo e Social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos principais objetivos da iniciativa é conscientizar os pais e responsáveis de adolescentes e crianças com autismo sobre os benefícios do esporte.
As mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter isenção no pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos no Estado do Rio de Janeiro. Projeto de lei com essa finalidade, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), foi aprovado pela Alerj.
O TRE-RJ rejeitou pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para tornar o deputado federal Carlos Jordy(PL) inelegível por oito anos. O parlamentar é acusado de fraude eleitoral durante a campanha para prefeito de Niterói, em 2024.
O Congresso Nacional celebrou os 90 anos do programa A Voz do Brasil em sessão solene na última terça-feira (5/08). O programa é produzido de maneira integrada pelos setores de comunicação do Executivo, Legislativo e Judiciário, e é reconhecido como símbolo da comunicação pública do Brasil desde sua primeira transmissão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.
Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…
O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…
Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…
O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…