O Green Rio/Green Latin America reuniu pesquisadores, empresas, governos, agências de fomento e representantes diplomáticos internacionais entre quinta-feira (31) e sábado (2). O evento gratuito discutiu e apresentou soluções sustentáveis e a bioeconomia mundial,
A iniciativa aconteceu na Marina da Glória, na capital fluminense, com parceria institucional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). É a 12ª edição e serve como “side-event” da Rio+20.
Na abertura, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou o estudo “Bioeconomia, Natureza e Negócios”. A pesquisa foi lançada pela federação na COP 28, em Dubai.
“O documento mapeou as oportunidades econômicas de utilização, pelas empresas, da biodiversidade e seus benefícios, de maneira sustentável e responsável. A bioeconomia já é uma agenda de transformação em diversos setores industriais, como farmacêutico e cosméticos, alimentos e bebidas, plásticos, tintas e adubos orgânicos, por exemplo”, ressaltou.
Caetano anunciou que em breve será lançado um segundo estudo sobre bioeconomia. O documento será chamado de “Soluções baseadas na Natureza, clima e negócios”.
A presidente do Green Rio/Green Latin America, Maria Beatriz Bley Costa, destacou a felicidade em ver a bioeconomia como pauta no G-20. “Que esse evento seja uma referência na bioeconomia e na sustentabilidade. Aqui na mesa de abertura todos são representantes da bioeconomia, assim como os expositores. Temos 30 pequenos empresários da Amazônia presentes e queria destacar que a Baía de Guanabara, uma marca do Rio, está sendo saneada”, disse. .
Na quinta-feira, o painel “Bioeconomia e Negócios” contou com a presença de Lídia Vaz Aguiar, que é analista de Sustentabilidade da Firjan. Carolina Zoccoli, especialista de Sustentabilidade da federação, mediou a mesa “Construindo um Marco Institucional para a Simbiose Industrial”. Já Thiago Gomes, especialista em Descarbonização no Instituto SENAI de Inovação Química Verde, participou nesta sexta-feira (1º) da mesa “Economia Circular e Rastreabilidade”. Esta ação integra o Workshop Brasil-Alemanha.
A grande novidade desta edição é o Blue Economy Rio Summit. A proposta é promover discussões nos três dias sobre Economia Azul. Atores nacionais e internacionais vão participar.
Empreendedores que atuam direta ou indiretamente com atividades ligadas ao mar também vão expor seus produtos e participar de sessões de negócios.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…
A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…