Baixada Fluminense

Hospital de Caxias faz mais de 280 bariátricas

O Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, atingiu o total de 280 procedimentos para a redução de estômago, realizados desde o início das suas atividades, que completam 16 meses.

Desde 2022, quando o programa foi criado, a unidade vem ampliando os números de procedimentos e diminuindo a fila de espera em todo o Estado. Para comemorar os índices positivos alcançados, a direção do hospital realizou um encontro reunindo a equipe multidisciplinar, colaboradores e pacientes pós e pré-operatórios do programa.

A implantação do programa faz parte do processo de reestruturação pelo qual o Hospital vem passando desde sua municipalização, em 19 de janeiro de 2022. Ao assumir o hospital, a Prefeitura de Duque de Caxias deu início a uma reforma geral, com o apoio do Governo do Estado, com a compra de novos equipamento e ampliação de leitos e salas de cirurgias.

Hospital quer dobrar procedimentos

O diretor-geral da unidade, Luca Freire, salientou que, nesse período, todas as cirurgias foram bem-sucedidas, sem registro de intercorrências consideradas graves. A ideia, de acordo com ele, é dobrar o número de procedimentos bariátricos.

“Estamos proporcionando uma mudança de vida para as pessoas e para a saúde pública também, com a diminuição dos índices de diabetes, infartos e outras doenças causadas pela obesidade. O objetivo agora é dobrar o número de cirurgias/mês, passando de 20 para 40 procedimentos na unidade”, explicou o diretor-geral.

O coordenador do Núcleo de Cirurgia Bariátrica, Dr. Eury Sabino, profissional com mais de 20 anos de experiência nesse tipo de cirurgia, fez a apresentação do antes e depois de pacientes atendidos e de membros da equipe multidisciplinar que atua no hospital.

Todas as cirurgias bariátricas realizadas no hospital são monitoradas através do sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde. O primeiro atendimento é realizado nas unidades da Rede de Atenção Primária da Saúde do município, através dos programas de acompanhamento com nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e clínicos.

Graciele Vieira de Castilho, 42 anos, moradora do município de Areal, região serrana do Estado, era uma das mais felizes com os resultados alcançados com a cirurgia bariátrica.

“Estava regulada no sistema de saúde e aguardando há quatro anos por esse momento. Minha vida mudou totalmente nesses 10 meses pós cirurgia. Já perdi 38kg e hoje tenho disposição, qualidade de vida e estou praticando esportes”, disse ela.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Dia de Cooperar tem serviços gratuitos no Parque Madureira neste sábado

O Sistema OCB/RJ promove neste sábado (6), no Parque Madureira, na Zona Norte da capital…

2 dias atrás

Giro pelos bares e restaurantes – 05/07

Talho celebra Dia da Pizza As casas do Talho, em Ipanema e na Gávea vão…

2 dias atrás

5ª Corrida My Pace domingo em Rio das Ostras

A tradicional corrida My Pace chega à quinta edição no domingo (7), em Rio das Ostras, na…

2 dias atrás

Cordeiro recebe o espetáculo inclusivo do Montovani Circus

Neste sábado (6), às 14h30, em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, acontece o "Festival…

2 dias atrás

Quissamã sedia Brasil Soccer Cup Sub-16 neste final de semana

O município de Quissamã, no Norte Fluminense, será palco neste final de semana da Brasil…

2 dias atrás

Agro impulsiona exportações e PIB brasileiro

O agronegócio brasileiro continua a desempenhar um papel crucial tanto nas relações comerciais internacionais quanto…

2 dias atrás