Baixada Fluminense

Hospital de Caxias faz mais de 280 bariátricas

O Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, administrado pela Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, atingiu o total de 280 procedimentos para a redução de estômago, realizados desde o início das suas atividades, que completam 16 meses.

Desde 2022, quando o programa foi criado, a unidade vem ampliando os números de procedimentos e diminuindo a fila de espera em todo o Estado. Para comemorar os índices positivos alcançados, a direção do hospital realizou um encontro reunindo a equipe multidisciplinar, colaboradores e pacientes pós e pré-operatórios do programa.

A implantação do programa faz parte do processo de reestruturação pelo qual o Hospital vem passando desde sua municipalização, em 19 de janeiro de 2022. Ao assumir o hospital, a Prefeitura de Duque de Caxias deu início a uma reforma geral, com o apoio do Governo do Estado, com a compra de novos equipamento e ampliação de leitos e salas de cirurgias.

Hospital quer dobrar procedimentos

O diretor-geral da unidade, Luca Freire, salientou que, nesse período, todas as cirurgias foram bem-sucedidas, sem registro de intercorrências consideradas graves. A ideia, de acordo com ele, é dobrar o número de procedimentos bariátricos.

“Estamos proporcionando uma mudança de vida para as pessoas e para a saúde pública também, com a diminuição dos índices de diabetes, infartos e outras doenças causadas pela obesidade. O objetivo agora é dobrar o número de cirurgias/mês, passando de 20 para 40 procedimentos na unidade”, explicou o diretor-geral.

O coordenador do Núcleo de Cirurgia Bariátrica, Dr. Eury Sabino, profissional com mais de 20 anos de experiência nesse tipo de cirurgia, fez a apresentação do antes e depois de pacientes atendidos e de membros da equipe multidisciplinar que atua no hospital.

Todas as cirurgias bariátricas realizadas no hospital são monitoradas através do sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde. O primeiro atendimento é realizado nas unidades da Rede de Atenção Primária da Saúde do município, através dos programas de acompanhamento com nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e clínicos.

Graciele Vieira de Castilho, 42 anos, moradora do município de Areal, região serrana do Estado, era uma das mais felizes com os resultados alcançados com a cirurgia bariátrica.

“Estava regulada no sistema de saúde e aguardando há quatro anos por esse momento. Minha vida mudou totalmente nesses 10 meses pós cirurgia. Já perdi 38kg e hoje tenho disposição, qualidade de vida e estou praticando esportes”, disse ela.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás