Desde sua inauguração em dezembro de 2023, o Hospital de Olhos de Macaé, no Norte Fluminense, tem se destacado como um importante polo de atendimento oftalmológico na região. Com uma estrutura moderna e foco na humanização do atendimento, a unidade já realizou 2.250 cirurgias de catarata, sendo 1.890 somente em 2024 e outras 360 nos primeiros meses de 2025.
Entre os pacientes atendidos está a aposentada Marli Munhoz, moradora do bairro Sol Y Mar, que passou por duas cirurgias no hospital, uma em cada vista. Ela relata com tranquilidade a experiência. “Foi tudo muito tranquilo, não senti nada. As cirurgias foram muito rápidas. O atendimento foi muito bom nas duas vezes. E a minha recuperação foi excelente também, tanto na primeira como na segunda vez”, afirmou.
Além das cirurgias, o Hospital de Olhos contabiliza mais de 10 mil consultas realizadas, sendo 7.410 em 2024 e 2.900 até o momento em 2025. A unidade atende exclusivamente via encaminhamento dos médicos do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, oferecendo também exames clínicos de imagem e avaliações pré-operatórias.
Hospital de Olhos oferece atendimento de ponta
A Secretária Executiva de Alta e Média Complexidade da Saúde, Natália Antunes, destaca o impacto positivo da unidade. “A ampliação da rede de assistência oftalmológica, a partir do início dos atendimentos do Hospital de Olhos, garante a Macaé nova referência em serviços especializados da Saúde. Oferecemos um atendimento de ponta, tendo em nossa cidade uma rede de assistência em oftalmologia que se destaca em nosso Estado”, afirmou.
O centro cirúrgico do hospital leva o nome do médico, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso, falecido em 2021 em decorrência da Covid-19, em uma homenagem à sua trajetória pública e contribuição para a saúde municipal. O Hospital de Olhos de Macaé está localizado na Avenida Guadalajara, número 766, no bairro Praia Campista.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.