Capital

Hospital do Andaraí recebe setores reformados

A Prefeitura do Rio e o Ministério da Saúde entregaram no sábado (27) as novas instalações de três setores reformados do Hospital do Andaraí: ortopedia (2º andar), parte do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ, 9º andar) e a cozinha da unidade. O ministro Alexandre Padilha participou da cerimônia e também visitou outras melhorias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde o início da gestão municipal, em dezembro do ano passado.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou o investimento federal de R$600 milhões para recuperar integralmente o hospital, que permanece sob gestão municipal. “Temos cerca de 30% das obras concluídas, incluindo também o Hospital Cardoso Fontes. A expectativa é finalizar as principais reformas até o primeiro trimestre de 2026”, afirmou.

O CTQ do Hospital do Andaraí, referência nacional e o mais antigo do país no atendimento a queimados, teve sua reforma retomada em 2025, após anos paralisada. As melhorias foram realizadas sem interromper o funcionamento e contemplam sala de cirurgia, unidade de terapia intensiva e balneoterapia.

Na ortopedia, o segundo andar do prédio principal foi restaurado, reabrindo 38 leitos, 10 enfermarias, sala de gesso, farmácia e postos de enfermagem. O setor é considerado essencial para atender vítimas de acidentes de moto, que já somaram mais de 21 mil atendimentos somente neste ano.

Outra entrega foi a nova cozinha, inaugurada após 12 anos. Agora, as refeições dos pacientes serão preparadas no próprio hospital, com capacidade para até 3,2 mil refeições diárias. Antes, a alimentação era produzida fora da unidade e transportada, o que representava riscos de qualidade e pontualidade.

Ampliação do Hospital do Andaraí depois da municipalização

Desde a municipalização da gestão, o Hospital do Andaraí ampliou de 150 para 270 leitos, reabriu a emergência, instalou tomógrafo e acelerador linear para radioterapia, ampliou o CTI, reabriu enfermarias e o ambulatório, entre outras melhorias.

As obras seguem em andamento, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026, incluindo a reforma de enfermarias, centro cirúrgico, oncologia, modernização dos centros de imagem e parque tecnológico, além da construção de um novo Centro de Emergência Regional (CER) e setor de trauma.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

7 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

8 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

14 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

15 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

15 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

15 horas atrás