Região Serrana

Hospital público de Teresópolis terá parceria com estatal chinesa

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Teresópolis recebeu representantes da empresa estatal chinesa China Isotope & Radiation Corporation (CIRC) para a assinatura de um termo de cooperação internacional que visa a construção do Hospital Público Municipal. O encontro marca o início oficial de uma parceria que pretende transformar a unidade de saúde em uma referência nacional em atendimento público de qualidade.

A comitiva chinesa foi composta pelo Diretor Geral da CIRC, Zhang Yiming, e pelos gerentes comerciais do Departamento de Marketing Internacional, Chen Yuashuai (Cláudio) e Cheng Xiaoyu. Eles foram recebidos pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos, pela Vice-Prefeita Afaf Ribeiro, além de secretários municipais, representantes da Procuradoria e da Câmara Municipal.

Durante o encontro, além da formalização do acordo, houve uma troca simbólica de presentes entre as autoridades, reforçando o clima de respeito e cooperação entre Teresópolis e a China. Após a cerimônia oficial, os representantes realizaram uma visita técnica ao terreno onde o hospital será construído, localizado na Avenida Alberto Torres, em área já desapropriada pela Prefeitura.

Hospital terá 120 leitos

O projeto prevê uma unidade hospitalar de até oito andares, com 120 leitos, CTIs adulto e pediátrico, setores de pediatria e oncologia, emergência e centro cirúrgico de alta complexidade. A proposta é que o hospital seja equipado com tecnologia avançada da CIRC, utilizada atualmente em mais de 50 países.

Segundo Zhang Yiming, diretor da estatal, o hospital de Teresópolis será o primeiro no Brasil a contar com a tecnologia da CIRC, e faz parte de um esforço mais amplo que também envolve negociações com os governos federal e estadual. “Queremos colaborar para que a população tenha acesso à saúde pública de qualidade sem precisar sair da cidade”, destacou.

O Prefeito Leonardo Vasconcellos afirmou que a parceria é um passo decisivo para atender uma demanda histórica do município. “Teresópolis é uma das 20 cidades mais importantes do Estado e forma muitos médicos, mas ainda não conta com um hospital público. Este é o começo de um sonho real, construído com vontade política e cooperação internacional.”

Já o Secretário de Governo e Coordenação, André Muniz, ressaltou que a vocação de Teresópolis para a inovação e qualidade de vida alinha-se com os objetivos da gestão municipal. “Estamos certos de que esta colaboração trará frutos duradouros para nossa população”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Louzieh vai de Halloween

Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…

1 dia atrás

Capacitação em Angra forma profissionais do setor nuclear

Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…

1 dia atrás

Novo Refis é aprovado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…

1 dia atrás

Japeri e Caixa Econômica alinham novos projetos e investimentos

A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…

1 dia atrás

Benedita ou Neguinho?

Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…

1 dia atrás

Ativista global contra o tráfico infantil visita o Phiz Chat no Rio

Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…

2 dias atrás