Representantes da empresa estatal CIRC irão participar da construção e equipação do hospital, que será modelo para todo o Brasil. (Foto: Jeferson Hermida)
Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Teresópolis recebeu representantes da empresa estatal chinesa China Isotope & Radiation Corporation (CIRC) para a assinatura de um termo de cooperação internacional que visa a construção do Hospital Público Municipal. O encontro marca o início oficial de uma parceria que pretende transformar a unidade de saúde em uma referência nacional em atendimento público de qualidade.
A comitiva chinesa foi composta pelo Diretor Geral da CIRC, Zhang Yiming, e pelos gerentes comerciais do Departamento de Marketing Internacional, Chen Yuashuai (Cláudio) e Cheng Xiaoyu. Eles foram recebidos pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos, pela Vice-Prefeita Afaf Ribeiro, além de secretários municipais, representantes da Procuradoria e da Câmara Municipal.
Durante o encontro, além da formalização do acordo, houve uma troca simbólica de presentes entre as autoridades, reforçando o clima de respeito e cooperação entre Teresópolis e a China. Após a cerimônia oficial, os representantes realizaram uma visita técnica ao terreno onde o hospital será construído, localizado na Avenida Alberto Torres, em área já desapropriada pela Prefeitura.
O projeto prevê uma unidade hospitalar de até oito andares, com 120 leitos, CTIs adulto e pediátrico, setores de pediatria e oncologia, emergência e centro cirúrgico de alta complexidade. A proposta é que o hospital seja equipado com tecnologia avançada da CIRC, utilizada atualmente em mais de 50 países.
Segundo Zhang Yiming, diretor da estatal, o hospital de Teresópolis será o primeiro no Brasil a contar com a tecnologia da CIRC, e faz parte de um esforço mais amplo que também envolve negociações com os governos federal e estadual. “Queremos colaborar para que a população tenha acesso à saúde pública de qualidade sem precisar sair da cidade”, destacou.
O Prefeito Leonardo Vasconcellos afirmou que a parceria é um passo decisivo para atender uma demanda histórica do município. “Teresópolis é uma das 20 cidades mais importantes do Estado e forma muitos médicos, mas ainda não conta com um hospital público. Este é o começo de um sonho real, construído com vontade política e cooperação internacional.”
Já o Secretário de Governo e Coordenação, André Muniz, ressaltou que a vocação de Teresópolis para a inovação e qualidade de vida alinha-se com os objetivos da gestão municipal. “Estamos certos de que esta colaboração trará frutos duradouros para nossa população”, afirmou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade Federal…
O Centro Universitário Anhanguera de Niterói, no Leste Fluminense, promove uma série de cursos gratuitos…
No mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, o Ministério da Saúde lançou a…
Por Juedir Teixeira* A liderança em uma loja de varejo desempenha um papel crucial no…
O município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi um…
O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (11), os dados da avaliação nacional de…