Índice acompanha evolução dos municípios nas áreas de emprego, saúde e educação. (Foto de banco de imagens)
Divulgado na última quinta-feira (8), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) referente ao ano-base de 2023 apresentou um panorama detalhado do desenvolvimento socioeconômico dos municípios fluminenses. De acordo com os dados, o Estado do Rio de Janeiro mantém trajetória de melhoria em indicadores como emprego e renda, saúde e educação, com destaque para as cidades que figuram no topo do ranking estadual.
Elaborado anualmente desde 2008 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o IFDM tem como base apenas estatísticas públicas oficiais, provenientes dos ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e Emprego. O índice varia de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município. A atual metodologia, atualizada em 2025, busca refletir de forma mais precisa a realidade brasileira, considerando inclusive aspectos que vão além da gestão municipal.
No Estado do Rio, o município do Rio de Janeiro ocupa a primeira colocação, seguido por Volta Redonda e Resende. Completam o Top 10 estadual: Macaé e Piraí (empatados em 4º), Itaperuna (6º), Petrópolis (7º), Porto Real (8º), Teresópolis (9º) e Areal (10º).
A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, alcançou índice de 0,7321, classificado como “desenvolvimento moderado”. O município aparece em 9º lugar no Estado e em 2º na sua região, atrás apenas de Petrópolis.
O IFDM 2025 também reforça que 89% dos municípios fluminenses apresentam desenvolvimento moderado ou alto, indicando avanços consistentes ao longo da última década. A nova estrutura do estudo permite não apenas o diagnóstico atual, mas também uma análise comparativa de desempenho entre os anos de 2013 e 2023, possibilitando identificar tendências e os setores responsáveis por melhorias ou retrocessos.
O índice completo pode ser consultado no portal da Firjan, neste link.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…