Meio Ambiente

IIº Seminário Economia do Mar em São Gonçalo debate sustentabilidade

O município de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou um termo de cooperação técnica com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) durante o “II Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses”. O evento gratuito ocorreu nesta quarta-feira (2), no São Gonçalo Shopping, e trouxe discussões sobre o desenvolvimento sustentável da economia marítima na região.

Organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), com apoio institucional da Prefeitura de São Gonçalo, o seminário reuniu autoridades estaduais para debater temas como biodiversidade, turismo, gastronomia e os potenciais socioeconômicos da Baía de Guanabara.

A mesa de abertura contou com a presença de Robson Carneiro, presidente da Facerj e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RJ; Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades; Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo; Cássio Coelho, secretário estadual das Energias e Economia do Mar (Seenemar); e Sérgio Gusman, presidente da AgeRio, entre outros.

O Superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, também destacou os avanços na área e os próximos passos para o fortalecimento da economia marítima. “Seguimos avançando de forma estruturada no âmbito da Economia do Mar e os próximos passos são o primeiro seminário nacional no Rio Grande do Sul e o 1º Seminário Internacional das Cidades Costeiras em Maricá, em 24 de setembro. A Facerj e a Seenemar integradas fazendo com que a vocação natural do Brasil se transforme em emprego e renda para a população”, afirmou.

O secretário Douglas Ruas destacou a relevância do evento para o município e para o Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a economia do mar engloba atividades econômicas sustentáveis ligadas aos oceanos, mares e zonas costeiras. Ruas citou um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta que o setor representa mais de R$ 240 bilhões no PIB fluminense e emprega mais de 300 mil trabalhadores formais. Ele também ressaltou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a sociedade civil para fortalecer a economia marítima.

O secretário Evanildo Barreto reforçou o compromisso da gestão municipal com o setor, mencionando projetos como a revitalização da Praia das Pedrinhas e futuras intervenções no Gradim. Além disso, destacou a obra do Parque RJ, que está sendo construída no local do antigo Piscinão, no Boa Vista.

Já Robson Carneiro enfatizou a necessidade de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental das bacias e baías fluminenses por meio do associativismo e da criação de oportunidades de emprego. O evento também marcou a apresentação do “Selo Azul – Cidades Costeiras”, um certificado criado pela Facerj para orientar prefeituras sobre políticas públicas voltadas à economia azul.

II Seminário Economia do Mar abordou soluções inovadoras

O seminário abordou soluções inovadoras para a sustentabilidade e desenvolvimento das áreas costeiras do Estado, com seis painéis temáticos: Baía de Guanabara e seus Potenciais Socioeconômicos Sustentáveis; Baía de Sepetiba, Governança Recuperar para Renascer; Costa do Sol e seus Encantos, da Gastronomia ao Turismo; Baía da Ilha Grande: o Santuário da Biodiversidade Fluminense; Bacia de Campos, a Bacia das Energias; e Os Clusters do Mar como Estratégia de Desenvolvimento Local.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (SEENEMAR), Sebrae, ABEEMAR, CACB, Unisuam e patrocínio da Caixa, Governo Federal, Sescoop-RJ, Fecomércio, Codin, Porto do Sudeste, Br Marinas, AgeRio e Assim Saúde. Além disso, recebeu o certificado Carbono Zero, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

14 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

15 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

21 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

22 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

22 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

22 horas atrás