O evento reuniu especialistas em Economia do Mar.
O município de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou um termo de cooperação técnica com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) durante o “II Seminário Economia do Mar – Fórum das Bacias e Baías Fluminenses”. O evento gratuito ocorreu nesta quarta-feira (2), no São Gonçalo Shopping, e trouxe discussões sobre o desenvolvimento sustentável da economia marítima na região.
Organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), com apoio institucional da Prefeitura de São Gonçalo, o seminário reuniu autoridades estaduais para debater temas como biodiversidade, turismo, gastronomia e os potenciais socioeconômicos da Baía de Guanabara.
A mesa de abertura contou com a presença de Robson Carneiro, presidente da Facerj e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RJ; Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades; Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo; Cássio Coelho, secretário estadual das Energias e Economia do Mar (Seenemar); e Sérgio Gusman, presidente da AgeRio, entre outros.
O Superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, também destacou os avanços na área e os próximos passos para o fortalecimento da economia marítima. “Seguimos avançando de forma estruturada no âmbito da Economia do Mar e os próximos passos são o primeiro seminário nacional no Rio Grande do Sul e o 1º Seminário Internacional das Cidades Costeiras em Maricá, em 24 de setembro. A Facerj e a Seenemar integradas fazendo com que a vocação natural do Brasil se transforme em emprego e renda para a população”, afirmou.
O secretário Douglas Ruas destacou a relevância do evento para o município e para o Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a economia do mar engloba atividades econômicas sustentáveis ligadas aos oceanos, mares e zonas costeiras. Ruas citou um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta que o setor representa mais de R$ 240 bilhões no PIB fluminense e emprega mais de 300 mil trabalhadores formais. Ele também ressaltou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a sociedade civil para fortalecer a economia marítima.
O secretário Evanildo Barreto reforçou o compromisso da gestão municipal com o setor, mencionando projetos como a revitalização da Praia das Pedrinhas e futuras intervenções no Gradim. Além disso, destacou a obra do Parque RJ, que está sendo construída no local do antigo Piscinão, no Boa Vista.
Já Robson Carneiro enfatizou a necessidade de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental das bacias e baías fluminenses por meio do associativismo e da criação de oportunidades de emprego. O evento também marcou a apresentação do “Selo Azul – Cidades Costeiras”, um certificado criado pela Facerj para orientar prefeituras sobre políticas públicas voltadas à economia azul.
O seminário abordou soluções inovadoras para a sustentabilidade e desenvolvimento das áreas costeiras do Estado, com seis painéis temáticos: Baía de Guanabara e seus Potenciais Socioeconômicos Sustentáveis; Baía de Sepetiba, Governança Recuperar para Renascer; Costa do Sol e seus Encantos, da Gastronomia ao Turismo; Baía da Ilha Grande: o Santuário da Biodiversidade Fluminense; Bacia de Campos, a Bacia das Energias; e Os Clusters do Mar como Estratégia de Desenvolvimento Local.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro (SEENEMAR), Sebrae, ABEEMAR, CACB, Unisuam e patrocínio da Caixa, Governo Federal, Sescoop-RJ, Fecomércio, Codin, Porto do Sudeste, Br Marinas, AgeRio e Assim Saúde. Além disso, recebeu o certificado Carbono Zero, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…
A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…
A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…
A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…
O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…