Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Bruno Peres/Agência Brasil - Carlos Moura/Agência Senado
*Por Paulo Marinho
A ingenuidade dos “les enfants terribles”, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, não comparecendo ao evento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por birra e sem noção que ali o povo estava sendo beneficiado, deixaram Lula com mais credenciais positivas para 2026. Esse Congresso, totalmente em descompasso com os interesses do povão, parece “pato novo”, que corre perigo mergulhando fundo. Outro velho jargão futebolístico creditado ao tricampeão Rivelino quando recebia muitos passes errados de seus companheiros, reclamava, “parece pai de santo novo. Como erra passe”. Trilhando por esses lados os inúmeros erros e poucos acertos dos adversários, Lula caminha para um quarto mandato. Simples assim, lembrando outubro e novembro já se foram. Faltam dez meses.
Antes do encerramento do período legislativo de 2025, Deputados da bancada que a indústria farmacêutica estão preocupados, pois alguns parlamentares envolvidos recebem apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta. Briga de cachorro grande. Muita gente levando vantagens.
Estava eu na residência de um amigo quando seu filho de 9 anos interrompe nossa conversa para nos mostrar o que ele acabara de ver no celular: Um vídeo onde aparece Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), recebendo mulher e filhas, em Miami. “Papai, ela estuda comigo e não está indo a escola a mais de um mês”, diz o garoto ao silencioso pai. “O pai dela é deputado, lembra que o senhor votou nele porque eu pedi?” “Ah! Foi mesmo”, falou o pai tentando encerrar o ciclo de perguntas do filho. “Vai brincar, filho, vai brincar…..”, que, incomodado, volta nossa conversa interrompida. Como vou explicar essa situação para o meu filho?, diz meu amigo. Ramagem é um perigo constante, pois sabe tudo de Abin.
Parabéns à diretoria do Flamengo, jogadores e ao técnico Filipe Luís. O time do Palmeiras é muito inferior, mas seu técnico com o elenco que possui faz milagres. Tem respeitabilidade entre jogadores, torcida e dirigentes. Abel Ferreira, há cinco anos no clube, a nossa imprensa não consegue digerir. Durante entrevistas – sempre – coletivas é a mesma para todos. Isso contraria aqueles repórteres que desejam exclusivas. Acompanho o Palmeiras desde tempos de Ademir da Guia, ali conheci Oswaldo Brandão, que tinha o respaldo da diretoria e dos jogadores. Um dos mais longevos técnicos do clube, não muito distante do trabalhador, excelente treinador, Oswaldo Brandão e o técnico português, Abel Ferreira. Sugiro que fique mais tempo.
Enquanto nossos parlamentares ignoram desprezando o que o povo mais precisa: educação e saúde. Feira de livros lotadas neste final de semana só perderam para decisão entre Flamengo e Palmeiras. Estive na Casa de Rui Barbosa, pois lá Maria Bethânia lia poemas sob olhar atentos de uma legião de admiradores que se acotovelavam para vê-la.
Após o evento conversei com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, muito simpática, que nesta terça-feira (02), atendendo meu pedido participará do programa 100 % Educação, na rádio Pop Rio 98.7 FM. A certeza é absoluta e clara: o povo está sedento de saúde e educação. Jandira Fegalhi e Chico Alencar, estiveram lá e foram testemunhas e presenciaram tudo.
Por hoje é só. GILSSE CAMPOS, um abraço e parabéns pela sua coluna no Conexão Fluminense. CASTORINO, Academia Brasileira de Letras, cautela. SÉRGIO DU BOCAGE, TV Brasil, cuidado.
*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Nelson Lopes O governador do Rio, Claudio Castro (PL), esteve em Brasília nesta semana,…
O Empório Farinha Pura, mercado gourmet mais tradicional do Rio, apresenta seu Menu de Ceia…
O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio…
O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou na última quarta-feira (26), no Palácio da Cidade,…
Por Marcos Vinicius Cabral Cerca de 300 gestores municipais — incluindo prefeitos de algumas cidades…
Com o tema “Vem viver + encontros”, o Natal Sesc RJ 2025 dá início à…