Economia

IPVA em Dia prorroga adesão até junho de 2025

O prazo de adesão ao IPVA em Dia foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2025. Com a nova regulamentação, o programa, que antes oferecia o parcelamento de débitos do imposto referentes ao período entre 2020 e 2023, em até 12 vezes, passou a contemplar também valores de 2024. O serviço pode beneficiar até 1 milhão de veículos.

“O IPVA em Dia é uma iniciativa que visa dar mais alternativas e acessibilidade para a regularização do imposto. Para cumprir esse objetivo e atender ao pedido dos donos de veículos, viabilizamos a prorrogação do prazo de adesão ao programa por mais 7 meses, incluindo também os débitos de 2024 no parcelamento”, declarou o governador Cláudio Castro.

Adesão do IPVA em dia é pela internet

A adesão ao programa é feita exclusivamente pelo Atendimento Digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). No site, o contribuinte deve fazer login com a conta Gov.BR ou com o Certificado Digital e escolher o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Em seguida, o sistema vai apresentar os débitos existentes do veículo e as condições de pagamento disponíveis. A quantidade de parcelas selecionada pelo contribuinte valerá até o resto do cronograma das prestações. Após confirmar o ingresso, o beneficiário receberá as orientações para emitir a guia. O procedimento está disponível na página do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj).

A Fazenda é responsável apenas pelos débitos não inscritos em Dívida Ativa. O parcelamento dos já inscritos fica a cargo da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O dono de veículo que aderir ao programa precisa desistir de eventuais contestações de débitos nas esferas administrativa e judicial.

A primeira parcela vence no dia 5 do mês seguinte da adesão ao IPVA em Dia, assim como as demais prestações. Os débitos negociados estão sujeitos à incidência de juros após a data limite da quitação. O não pagamento da primeira cota vai configurar a desistência da adesão ao programa. O parcelamento também é cancelado em caso de inadimplência por três meses, consecutivos ou alternados, ou se alguma parcela ficar mais de 90 dias em aberto.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Presidente 2026

*Por Paulo Marinho Não tenho pretensão de chegar a ser Merval, Sardenberg, Mirian Leitão, Flávia…

1 dia atrás

Mais uma edição de Jogos de Botequim

Está aberta a temporada dos esportes de bar! neste fim de semana (21 e 22/12),…

2 dias atrás

Presente de Papai Noel? Castro conseguiu o Propag

Por Nelson Lopes O governador Cláudio Castro conseguiu o seu presente de natal, na última…

2 dias atrás

Réveillon 2025: capital divulga programação completa

A Riotur divulgou nesta semana a programação completa de shows para o Réveillon Rio 2025…

2 dias atrás

Pré-matrícula para novos alunos começa em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, anunciou o início do período de pré-matrícula…

2 dias atrás

Blitz educativa em Volta Redonda reforça combate ao trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) de Volta Redonda promoveu, na última semana, uma…

2 dias atrás