Itaboraí renova convênio para castrar animais

A Prefeitura de Itaboraí, no Leste Fluminense, anunciou a renovação de um convênio com o Governo do Estado para oferecer castração gratuita a animais domésticos. Chamado de RJPÈT, o programa vai até setembro de 2024 com a expectativa de realizar procedimentos em até 700 cães e gatos todo mês na cidade.  

A Prefeitura diz que, até o momento, já realizou 3 mil castrações pelo programa no município. Segundo o secretário de Agricultura, Abílio Pereira, a castração dos bichinhos é fundamental para seu bem-estar e para prevenção de doenças.

“Por meio desses procedimentos gratuitos nas clínicas, conseguimos realizar o monitoramento e controle do número de animais no município, além de oferecer um tratamento mais adequado e humanizado para cães e gatos. Importante ressaltar que após as castrações, estamos realizando feiras de doações desses animais em diferentes pontos da cidade”, acrescentou.

Convênio em Itaboraí

Para ter acesso à castração gratuita, protetores de animais e moradores devem se cadastrar no site do RJPET (https://rjpet.com.br/). Cada CPF tem direito a uma castração mensal, enquanto duas ONGs protetoras formalizadas podem cadastrar até 30 animais por mês. Para cães, é necessário que o peso esteja entre 5kg e 25kg, enquanto para gatos não há limite de peso.

O convênio em Itaboraí prevê que os procedimentos sejam realizados por uma clínica veterinária conveniada. A escolha da clínica segue critérios como a conformidade do centro cirúrgico com as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) e a capacidade para realizar a quantidade mínima exigida.

As castrações ocorrem de terça a quinta-feira, das 8h às 16h, com um tempo de procedimento que varia de 20 minutos a uma hora. Os animais são liberados acordados, geralmente entre duas e três horas após a cirurgia, e o pós-operatório é de responsabilidade do tutor do animal.

Posts Recentes

Festival de Verão até o fim do mês

O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…

24 horas atrás

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…

1 dia atrás

Entre dois mundos: até onde vai o equilíbrio de Eduardo Paes?

*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…

1 dia atrás

Está posta a guerra de versões!

Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…

1 dia atrás

Enel Rio abre vagas para curso gratuito de eletricistas no RJ

A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…

1 dia atrás

Onco Baixada tem a primeira paciente atendida

A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…

1 dia atrás