A cidade de Itatiaia, no Sul Fluminense, se tornou o sexto município do Estado do Rio de Janeiro aderir ao programa Licença 4.0, uma iniciativa da Firjan que visa modernizar os processos de licenciamento de obras. A adesão foi oficializada na última terça-feira (22), durante reunião entre o prefeito Irineu Nogueira e representantes da Firjan, incluindo o conselheiro empresarial Jorge Conceição, que assinou o protocolo de intenções em nome da entidade.
O Licença 4.0 faz parte do programa Rio Construção e tem como objetivo desburocratizar e agilizar os procedimentos para a legalização de construções, atraindo novos investimentos e fomentando o crescimento econômico dos municípios participantes. Com Itatiaia, a região Sul Fluminense passa a contar com duas cidades integradas à iniciativa, sendo a outra Vassouras.
Durante a reunião, além do prefeito Irineu Nogueira, também estiveram presentes o secretário de Planejamento de Itatiaia, Deivid Oliveira, e o consultor da Firjan, Alberto Besser. Todos destacaram a importância da modernização dos processos administrativos para o futuro do município. Segundo Jorge Conceição, o programa Licença 4.0 não apenas agiliza os processos, mas também atrai empresários, o que, por sua vez, gera mais empregos e aumenta a arrecadação pública.
“O Licença 4.0 é um trabalho moderno, avançado e que traz agilidade ao processo de licenciamento sem deixar de fazer o que é necessário. Isso atrai empresários interessados em montar suas empresas em Itatiaia, além de beneficiar o próprio cidadão”, comentou Jorge Conceição.
Alberto Besser, consultor da Firjan, enfatizou que o programa busca eficiência sem desrespeitar a legislação. Ele destacou que um dos principais benefícios é a redução de retrabalhos e de esperas, o que torna os processos mais dinâmicos e eficientes. “Desde o início, nosso foco foi ver quais processos poderiam ser melhorados, e esse trabalho foi feito com muito cuidado”, ressaltou Besser.
O prefeito Irineu Nogueira afirmou que a adesão ao programa marca um novo capítulo para Itatiaia, que busca crescer de forma organizada e transparente. “A implementação do programa é um marco para Itatiaia, pois traz mais eficiência e agilidade na liberação de licenças e alvarás. Estamos focados em simplificar os processos, facilitando a vida de quem quer investir na nossa cidade. Esse programa vai nos permitir crescer de forma mais organizada e dinâmica, sem perder o controle e a transparência”, afirmou o prefeito.
Já o secretário de Planejamento, Deivid Oliveira, destacou como o Licença 4.0 irá solucionar problemas que antes causavam prejuízos ao município. Segundo Oliveira, a implementação do programa dará um novo rumo para Itatiaia, promovendo um ambiente mais favorável para empresários e cidadãos.
Com a adesão de Itatiaia, o Licença 4.0 continua a expandir sua atuação no estado, sendo visto como uma ferramenta eficiente para aumentar a competitividade e a produtividade nos municípios participantes. A expectativa é que, com o acompanhamento da Firjan e a continuidade dos processos de melhoria, o programa traga benefícios de longo prazo para a cidade e seus moradores.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…