A prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, apresentou projeto para inscrever uma de suas praias lagunares no programa Bandeira Azul. O trabalho, elaborado pela Secretaria do Ambiente e Saneamento, busca preservar a essência natural da laguna do Caiçara, intervindo apenas o necessário para atender aos requisitos do programa.
Além disso, destaca-se por medidas de acessibilidade e por um sistema biodigestor, uma solução inteligente, sustentável e prática para o tratamento de esgoto derivado das instalações sanitárias.
Duas praias, Laguna do Caiçara e Ponta da Acaíra, foram sugeridas para a certificação. Embora a balneabilidade das duas esteja em boas condições, o acesso à Ponta da Acaíra (conhecida popularmente como Arubinha) é um desafio devido à sua natureza privada. Desta forma, este ano a inscrição será apenas da laguna do Caiçara.
A reunião de apresentação contou com a participação de representantes das secretarias do Ambiente e Saneamento, Turismo, Segurança Pública, Associação de Kitesurf, Prolagos, Bandeira Azul e coordenadoria de Comunicação.
O Programa Bandeira Azul reconhece e premia praias, marinas e embarcações de turismo por sua gestão ambiental. A solicitação da certificação pode elevar a visibilidade de Arraial do Cabo tanto nacional quanto internacionalmente, promovendo o turismo sustentável e a responsabilidade social.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…