A deputada Laura Carneiro
Por Nelson Lopes
A eleição de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio deve mexer com as bancadas da Câmara dos Deputados, aqui em Brasília. A experiente Laura Carneiro, do PSD, partido de Paes, deve assumir a Secretaria de Assistência Social do município, pasta que já ocupou e pela qual é reconhecida. Isto ainda abriria a vaga para um suplente do PSD no Congresso, o que, digamos assim, agrada a todo mundo. Ativa na Câmara, Laura conta com a confiança do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para qualquer cargo.
A incerteza fica por conta de Otoni de Paula, do MDB. O ex-bolsonarista que virou as costas para Alexandre Ramagem, do PL, e coordenou a aproximação da campanha de Paes com a igreja evangélica, quer uma secretaria e tem a promessa de Paes para empossá-lo. O partido dele, o MDB, é que resiste à ideia por ter outros acordos em âmbito nacional. Como a janela partidária não está aberta, as partes conversam e a possibilidade dele integrar o secretariado de Paes não está descartada. Otoni conta com um secretariado na área social para aumentar ainda mais o seu capital eleitoral, já que foi eleito com mais de 160 mil votos para a Câmara.
O PT do Rio já começa a traçar cenários para as eleições de 2026, quando serão eleitos dois senadores, além do novo governador, é claro. A experiente Benedita da Silva se apresenta ao partido como candidata ao Senado. O partido de Luiz Inácio Lula da Silva também tem quadros como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que já demonstraram vontade de concorrer ao cargo. Fenômeno de votos, a vereadora Tainá de Paula também é um nome forte para entrar nesta disputa.
Importante lembrar que, nas próximas eleições, dois senadores serão eleitos. No campo da direita, Flávio Bolsonaro, do PL, tentará se manter no cargo. O governador Cláudio Castro também é cotado para entrar na segunda vaga pelo partido de Bolsonaro.
Foi de emocionar, o discurso de Benedita da Silva durante o P-20, ocorrido na Câmara, nesta quarta-feira. A deputada foi escalada para falar em nome no Congresso Nacional, para representantes de parlamentos de todo o mundo. Também pudera… A deputada constituinte é história viva da política brasileira e precursora das mulheres em espaços de poder. Na sua apresentação, ela falou sobre representatividade feminina, elencou feitos do congresso e citou desastres climáticos, mostrando que está de olho no amanhã.
“Os desastres climáticos que temos assistido afetam de forma desproporcional mulheres, crianças, idosos e demais populações vulneráveis. Mulheres são as principais responsáveis por encontrar comida e prestar cuidados aos familiares e vizinhos e também são elas que precisam lidar com as famílias”, disse a deputada que citou iniciativas do Parlamento Brasileiro sobre o tema, incluindo projeto de lei para o manejo adequado do fogo; a regulação de atividades agrícolas e políticas de incentivo à conservação ambiental, como o pagamento por serviços ambientais; o acesso a crédito para atividades sustentáveis; e a inclusão de mulheres em iniciativas de ecoturismo, agricultura sustentável e gestão de recursos hídricos.
Terminou aplaudida de pé.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) obteve na última…
A hotelaria do Rio de Janeiro teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025,…
Durante a sessão que aprovou o armamento da Guarda Municipal, o vereador Rafael Satiê (PL)…
O Flamengo vive uma semana agitada fora do campo. Na segunda-feira o Presidente Luiz Eduardo…