Conexão Rio-BSB

Laura, Otoni e o secretariado de Paes

Por Nelson Lopes

A eleição de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio deve mexer com as bancadas da Câmara dos Deputados, aqui em Brasília. A experiente Laura Carneiro, do PSD, partido de Paes, deve assumir a Secretaria de Assistência Social do município, pasta que já ocupou e pela qual é reconhecida. Isto ainda abriria a vaga para um suplente do PSD no Congresso, o que, digamos assim, agrada a todo mundo. Ativa na Câmara, Laura conta com a confiança do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para qualquer cargo.

A incerteza fica por conta de Otoni de Paula, do MDB. O ex-bolsonarista que virou as costas para Alexandre Ramagem, do PL, e coordenou a aproximação da campanha de Paes com a igreja evangélica, quer uma secretaria e tem a promessa de Paes para empossá-lo. O partido dele, o MDB, é que resiste à ideia por ter outros acordos em âmbito nacional. Como a janela partidária não está aberta, as partes conversam e a possibilidade dele integrar o secretariado de Paes não está descartada. Otoni conta com um secretariado na área social para aumentar ainda mais o seu capital eleitoral, já que foi eleito com mais de 160 mil votos para a Câmara.


PT de olho em 2026

O PT do Rio já começa a traçar cenários para as eleições de 2026, quando serão eleitos dois senadores, além do novo governador, é claro. A experiente Benedita da Silva se apresenta ao partido como candidata ao Senado. O partido de Luiz Inácio Lula da Silva também tem quadros como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que já demonstraram vontade de concorrer ao cargo. Fenômeno de votos, a vereadora Tainá de Paula também é um nome forte para entrar nesta disputa.

Importante lembrar que, nas próximas eleições, dois senadores serão eleitos. No campo da direita, Flávio Bolsonaro, do PL, tentará se manter no cargo. O governador Cláudio Castro também é cotado para entrar na segunda vaga pelo partido de Bolsonaro.


Falando em Benedita…

Foi de emocionar, o discurso de Benedita da Silva durante o P-20, ocorrido na Câmara, nesta quarta-feira. A deputada foi escalada para falar em nome no Congresso Nacional, para representantes de parlamentos de todo o mundo. Também pudera… A deputada constituinte é história viva da política brasileira e precursora das mulheres em espaços de poder. Na sua apresentação, ela falou sobre representatividade feminina, elencou feitos do congresso e citou desastres climáticos, mostrando que está de olho no amanhã.

“Os desastres climáticos que temos assistido afetam de forma desproporcional mulheres, crianças, idosos e demais populações vulneráveis. Mulheres são as principais responsáveis por encontrar comida e prestar cuidados aos familiares e vizinhos e também são elas que precisam lidar com as famílias”, disse a deputada que citou iniciativas do Parlamento Brasileiro sobre o tema, incluindo projeto de lei para o manejo adequado do fogo; a regulação de atividades agrícolas e políticas de incentivo à conservação ambiental, como o pagamento por serviços ambientais; o acesso a crédito para atividades sustentáveis; e a inclusão de mulheres em iniciativas de ecoturismo, agricultura sustentável e gestão de recursos hídricos. 

Terminou aplaudida de pé.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputado quer eternizar o Maracanã

No velho estilo melhor prevenir do que remediar, o deputado Alexandre Knoploch (PL) protocolou um…

15 minutos atrás

Réveillon em Maricá tem 13,7 toneladas de lixo recolhidas

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, divulgou na última quinta-feira (1º) o balanço das…

1 hora atrás

Procissão Marítima abre calendário de eventos de Angra dos Reis em 2026

A tradicional Procissão Marítima abriu oficialmente o calendário de eventos de Angra dos Reis, cidade…

1 hora atrás

Quissamã promove atividades esportivas gratuitas no verão

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, preparou uma…

2 horas atrás

O ano, as mãos, a mureta e Dona Quininha

"…a foto é antiga, mas o protocolo para o ano-novo está valendo: ninguém solta a…

1 dia atrás

Queimados apresenta simulador de taxas

A Secretaria de Fazenda e Planejamento de Queimados apresentou um dos cases considerados mais inovadores…

3 dias atrás