Autoridades afirmam que as alterações no trânsito vão garantir melhor fluidez. (Ilustração: Prefeitura de Maricá)
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) de Maricá, no Leste Fluminense, inicia a partir de 27 de junho alterações no trânsito com a implementação do sistema viário binário do Centro. A iniciativa vai remodelar todo o acesso e tráfego de veículos.
O projeto é resultado de um estudo desenvolvido com base nas condições atuais do tráfego. Também foram promovidas sucessivas prospecções de cenários e soluções para a região nos últimos três anos.
“O sistema binário garante melhor fluidez no trânsito e reduz a quantidade de acidentes. A utilização dessa forma de operação compõe o que se chama de Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transportes (PAITT), que são planos de intervenções rápidas e de baixo custo. O objetivo é melhorar as condições de circulação de condutores, ciclistas e pedestres e a interação entre eles”, explica o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Dilson Souza.
A primeira fase das intervenções inclui a retirada da rotatória da Mumbuca, a semaforização de cruzamentos; a ampliação da malha cicloviária; a adequação das faixas de pedestres, baias de ônibus, vagas exclusivas e calçadas. Isso será possível de acordo com padrões normativos e a criação e regulamentação das vagas de uso comum e de carga e descarga, além da alteração de sentido em algumas vias.
“Nossa meta é aumentar a segurança viária, criar mais vagas de estacionamento e implementar ciclofaixas. Conto com a compreensão e a paciência de todos durante esse período crítico, pois o legado positivo superará os transtornos temporários”, destacou o prefeito Fabiano Horta.
A engenheira da Sectran, Fernanda Guarnieri Santos, considera que “o projeto é ousado e se justifica pela melhoria na qualidade de vida e do ambiente urbano”.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O maior torneio de tênis da América do Sul deu mais um passo importante na…
Contribuintes de Teresópolis, cidade da Região Serrana, que possuem débitos com o Município, sejam eles…
Por Nelson Lopes O PL, partido de Jair Bolsonaro, pode abrir mão da indicação do…
O Creci-RJ participou, na manhã do último dia 12, da reunião da Comissão Especial da…
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (22) para criticar…
A recente aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 2/2025, conhecido como “mais-valia, mais-valerá”, pela…