Na semana do Dia do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói, no Leste Fluminense, ressalta o trabalho realizado em Camboinhas, na Região Oceânica na cidade.
O bairro ganhou um pomar no bosque de restinga com centenas de espécies nativas. O trabalho prevê 600 plantios entre mudas de Araçá, Cajueiro, Pitanga, Palmeiras Jerivá, Pau-Brasil e Baba-de-Boi.
“Camboinhas ganhou novos plantios em áreas públicas. Já podemos ver algumas frutas, sombras e áreas mais verdes, e a tendência é aumentar. O plantio dessas espécies foi planejado pela adaptação ao tipo de terreno e ambiente. Niterói segue avançando com plantios em diferentes pontos da cidade”, disse a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.
A Secretaria de Conservação também criou pomares urbanos ao longo das praias de Charitas e São Francisco. De acordo com Dayse Monassa, a ação é muito importante para tornar a Região Oceânica cada vez mais protegida e, também, para ter mais áreas verdes em outras regiões da cidade.
Para celebrar o Meio Ambiente
Neste sábado (4), a Seconser realizará grande plantio no Parque Esportivo do Caramujo para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão 80 mudas frutíferas, 20 ipês, além de oito jardineiras da espécie araçá.
A ação é uma continuidade da iniciativa que foi realizada no Parque, em 2021, durante as atividades pelo Dia da Mata Atlântica. Na ocasião, foram realizados os plantios de mais de 60 mudas de espécies nativas.
Além do plantio de mudas, haverá uma programação especial também para lembrar o Dia do Meio Ambiente com gincanas, muitas brincadeiras, atletismo e outras atrações.