Variedades

Levantamento da Firjan destaca relações entre grandes empresas e fornecedores

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) participou nesta segunda-feira (23) da ROG.e, a maior feira de energias do país, no Porto Maravilha, zona portuária da capital. Durante o evento, a Firjan apresentou um levantamento inédito que analisa as relações comerciais entre grandes empresas dos setores de óleo, gás e naval e seus fornecedores, destacando as principais dificuldades enfrentadas por ambas as partes.

O estudo faz parte do programa Rede de Oportunidades (RdO) – Óleo, Gás e Naval, implementado pela Firjan em 2022, e identifica lacunas que dificultam o desenvolvimento da cadeia produtiva. Entre os principais desafios apontados pelos compradores estão problemas com prazos de entrega, falta de certificações e falhas na entrega de materiais. Por outro lado, os fornecedores enfrentam dificuldades no acesso às equipes de suprimentos das grandes empresas e na compreensão e obtenção das certificações necessárias para suas atividades.

De acordo com Karine Fragoso, gerente-geral de Petróleo, Gás, Energias e Indústria Marítima da Firjan, o crescimento da produção de óleo no Brasil, projetado para chegar a 5,4 milhões de barris por dia até 2030, traz grandes oportunidades para a cadeia produtiva. A maior parte desse crescimento será concentrada nas bacias de Campos e Santos, no estado do Rio de Janeiro, onde 13 novos FPSOs (unidades flutuantes de produção) serão instalados até 2028. “A cadeia produtiva fluminense e brasileira não pode ficar de fora desse crescimento”, ressaltou Karine.

Levantamento apontou mais de 300 oportunidades de compras mapeadas

A Firjan destacou que, entre 2022 e 2023, o RdO promoveu dez rodadas de negócios, conectando grandes empresas com pequenos e médios fornecedores fluminenses. O levantamento mostrou que mais de 300 oportunidades de compras foram mapeadas, com mais de 10 mil itens consumidos por esses mercados e cerca de três mil fornecedores identificados, a maior parte localizada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, foram gerados mais de R$ 6,5 milhões em novos negócios e um aumento de 10% no faturamento das empresas participantes.

A Firjan e o Sebrae RJ se uniram para ampliar a participação de pequenos e médios fornecedores nas rodadas de negócios do RdO. Em paralelo à ROG.e, a 14ª edição do programa ocorre nesta terça e quarta-feira, com a participação de grandes players como SBM, Porto do Açu, PRIO e Yinson. Estima-se que essa rodada gere mais de 450 novas oportunidades de negócios, um valor expressivo para o setor.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Pescados e o Círio de Nazaré

Prestes a completar seis anos, o bar e restaurante paraense Pescados na Brasa, no Riachuelo…

1 dia atrás

Nilópolis realiza edição especial do Dia do Brincar neste domingo

A cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai celebrar o Dia das Crianças com uma…

1 dia atrás

Freixo debate turismo sustentável em Arraial do Cabo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve nesta quinta-feira (9) em Arraial do Cabo, na…

1 dia atrás

Rio é o destino número 1 do mundo para o Natal e o Réveillon

O Rio de Janeiro foi apontado como o destino número 1 do mundo para as…

1 dia atrás

Unanimidade, Burrice e Militância

*Por Professor Hélvio Costa Unanimidade Burrice e Militância Nelson Rodrigues, sempre irônico e provocador, afirmava…

1 dia atrás

As apostas do PSOL para a Câmara

Por Nelson Lopes O PSOL sonha em aumentar a sua bancada na Câmara, nas próximas…

1 dia atrás