Capital

Lojistas do Rio esperam aumento de até 5% nas vendas da Black Friday

Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) revelou que 90% dos 250 lojistas entrevistados esperam aumento das vendas entre 3% e 5% na Black Friday deste ano, em comparação com 2024.

Segundo o levantamento, o otimismo está ligado às ações voltadas para estimular as compras presenciais, com descontos que tornam os preços mais competitivos e permitem que o cliente leve o produto na hora — um diferencial em relação às compras online, que dependem do prazo de entrega.

Mais de 88% dos comerciantes acreditam que o período de promoções poderá impulsionar as vendas, oferecendo descontos entre 20% e 50%, conforme o estoque e o planejamento para a Black Friday e o Natal. No ano passado, a expectativa de crescimento de 10% nas vendas não se confirmou, ficando em torno de 7%, variando por segmento.

A pesquisa também aponta que a Black Friday deixou de ser um evento exclusivamente digital, consolidando-se como uma estratégia importante para o varejo físico — tanto em lojas de rua quanto em shoppings. Entre os produtos mais procurados, devem se destacar eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, vestuário, calçados (especialmente tênis), brinquedos e artigos para casa e decoração.

O ticket médio estimado está entre R$150 e R$350. O cartão de crédito será o principal meio de pagamento (55%), com a maioria das compras parceladas (66%), seguido pelo cartão de débito (45%). Outras opções incluem PIX, dinheiro e crediário.

Black Friday serve como termômetro para os lojistas do Rio

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o desempenho da Black Friday pode impactar diretamente o resultado das vendas de Natal. “O resultado das vendas de alguns produtos ou segmentos pode interferir no faturamento do Natal, por conta da antecipação do consumo e dos preços convidativos”, explicou.

Aldo destaca ainda que o período serve como termômetro para o fim do ano: “As promoções da Black Friday podem ser uma prévia para o consumo de dezembro. Com a liberdade de mercado e a concorrência, o lojista precisa traçar estratégias conforme o perfil da demanda, garantindo um bom fechamento de 2025 e se preparando para o início de 2026.”


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Operação em Saquarema embarga mais de 14 construções irregulares

Mais uma operação de fiscalização de sucesso na Região dos Lagos. Catorze construções irregulares foram…

21 horas atrás

Amauri Pinho, do PRTB, emite nota sobre decisão no STF

O atual presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, Amauri Pinho, emitiu nota em apoio à…

21 horas atrás

Deputados já discutem nome para substituir Castro em eleição indireta

FOTO 1 – governador Cláudio Castro Antes mesmo do retorno das férias de verão, os…

22 horas atrás

Carreta de saúde da mulher inicia atendimentos em Mesquita

Nesta sexta-feira (16/1), às 10h, será anunciado em Mesquita, Baixada Fluminense, o início dos atendimentos…

23 horas atrás

Usina fotovoltaica de Volta Redonda aguarda liberação para operar

A montagem da segunda estação geradora de energia fotovoltaica de Volta Redonda, no Sul Fluminense,…

23 horas atrás

Patrulha Maria da Penha mantém ações em São Pedro da Aldeia

Garantir proteção, acolhimento e fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência seguem…

23 horas atrás