Festival promove cinema e educação com alcance internacional. (Foto: Reprodução Instagram MacacuCine)
A 17ª edição do MacacuCine – Festival Internacional de Cinema Escolar – começa nesta sexta-feira (15) e segue até 24 de agosto em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana. Considerado o maior evento do gênero no país, o festival exibe 188 produções audiovisuais de escolas brasileiras e estrangeiras, todas alinhadas ao tema “Todos os Brasis do Brasil”.
Criado em 2007 pela Associação Cultural Vale do Macacu, o MacacuCine nasceu para aproximar a população do cinema em uma cidade sem salas comerciais de exibição. Desde então, ampliou seu alcance com sessões públicas, oficinas em escolas, mostras competitivas e projetos realizados em diversos estados e até no exterior, com edições na Argentina e no Uruguai. Entre os reconhecimentos, estão o Prêmio Rio Sociocultural (2010), Prêmio Estadual de Cultura (2011) e o Diploma Heloneida Studart de Cultura da Alerj, além de uma indicação ao Prêmio de Boas Práticas da ONU (2009).
A programação abre no dia 15 de agosto com o Encontro Internacional de Cinema e Educação, reunindo representantes da UFF, UERJ e convidados internacionais, como Roberto Smith, diretor do Festival de Havana. A transmissão será feita ao vivo pelo YouTube do festival.
Nos dias 16 e 17, acontece o Conecta MacacuCine, mercado-seminário para jovens realizadores, com oficinas, palestras e rodadas de negócios, contando com parceiros como Sebrae, Rio Filme, Festival do Rio, Distribuidora Vitrine e SECEC RJ.
As mostras competitivas terão votação online e premiação em dinheiro nas categorias Escolar (nacional e internacional), Universitária (nacional e internacional), Oficinas MacacuCine (alunos locais) e Micro-curtas (até 1 minuto). As sessões serão realizadas na Tenda MacacuCine, no Centro Cultural do Antigo Quintino; no Cine Macacu, sala do Ponto de Cultura Vale do Macacu; e na Praça Manoel Diz Martinez, com exibições ao ar livre e apresentações culturais.
O encerramento será no dia 24 de agosto, às 19h, com a cerimônia de premiação transmitida pelo canal do festival no YouTube. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e o Troféu Paschoal Guida, símbolo máximo do festival.
Além do evento anual, o MacacuCine mantém iniciativas permanentes, como o MacacuCine nas Escolas, o Circula MacacuCine, o Macacu Cineclube, o portal de streaming gratuito CinEduca e o próprio Conecta MacacuCine.
O festival é realizado pela Associação Cultural Vale do Macacu, com produção da Rapsódia Empreendimentos Culturais e apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do RJ, SECEC RJ, AMO, Rota 116 e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A programação completa está disponível no Instagram do evento.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Macaé sediou nesta terça-feira (12) o Seminário de Oportunidades, Mobilização e Ações…
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, emitiu um alerta…
A deputada Giselle Monteiro (PL) defende que o Governo do Estado prepare uma legislação para…
A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Itatiaia (Jemit) e do Jemitinho acontece neste…
Por Nelson Lopes Nomes da política fluminense tentam visitar o ex-presidente Bolsonaro, que está em…
O Senac RJ, em parceria com o ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste da capital, promove oficinas…