A prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, montou uma Comissão Especial para Implementação de um Programa de Resíduos Sólidos (CEIPCS). Instituído por decreto, o grupo é multisetorial e conta com a participação de secretarias municipais e da Câmara dos Vereadores. O objetivo é criar um modelo de coleta seletiva para reduzir impactos ambientais e contribuir para a gestão mais eficiente do lixo.
Ao longo de três meses, o grupo atuou na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que foi apresentado na quinta-feira (22), em reunião da Prefeitura. Prefeito da cidade, Welberth Rezende afirmou que um programa eficiente, desde a coleta até a destinação do lixo, é fundamental para a cidade avançar nessa frente. Segundo ele, a definição do modelo passa por uma análise técnica que indicará as necessidades do município.
“Este é um assunto importante, atual, e que precisa fazer parte da nossa realidade. A definição do modelo passa por uma análise técnica que irá indicar para Macaé como atender essa necessidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Para Juninho Luna, secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, é fundamental que a cidade coloque o trabalho da coleta seletiva em prática. “Entendemos que precisaremos muito de conscientização e educação ambiental, mas uma vez implementado, o programa será permanente”, salientou.
A gestão dos resíduos sólidos urbanos integra o Plano de Saneamento de Macaé, aprovado em 2021. A perspectiva é que a formatação a ser adotada pelo município seja definida ainda neste segundo semestre, com algumas ações colocadas em práticas a partir de 2023.
A reunião contou com a participação de representantes dos órgãos que integram a CEIPCS: secretário da Casa Civil, Fernando Borba Pessanha; secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva; secretário de Relações Institucionais, Tito Simões e membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, como a vereadora Iza Vicente. Ainda fazem parte da Comissão, as secretarias municipais de Infraestrutura e de Agroeconomia.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…