Categorias: Norte Fluminense

Macaé monta comissão para criar serviço de coleta seletiva de lixo

A prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, montou uma Comissão Especial para Implementação de um Programa de Resíduos Sólidos (CEIPCS). Instituído por decreto, o grupo é multisetorial e conta com a participação de secretarias municipais e da Câmara dos Vereadores. O objetivo é criar um modelo de coleta seletiva para reduzir impactos ambientais e contribuir para a gestão mais eficiente do lixo.

Ao longo de três meses, o grupo atuou na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que foi apresentado na quinta-feira (22), em reunião da Prefeitura. Prefeito da cidade, Welberth Rezende afirmou que um programa eficiente, desde a coleta até a destinação do lixo, é fundamental para a cidade avançar nessa frente. Segundo ele, a definição do modelo passa por uma análise técnica que indicará as necessidades do município. 

“Este é um assunto importante, atual, e que precisa fazer parte da nossa realidade. A definição do modelo passa por uma análise técnica que irá indicar para Macaé como atender essa necessidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Para Juninho Luna, secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, é fundamental que a cidade coloque o trabalho da coleta seletiva em prática. “Entendemos que precisaremos muito de conscientização e educação ambiental, mas uma vez implementado, o programa será permanente”, salientou. 

Plano de Saneamento de Macaé

A gestão dos resíduos sólidos urbanos integra o Plano de Saneamento de Macaé, aprovado em 2021. A perspectiva é que a formatação a ser adotada pelo município seja definida ainda neste segundo semestre, com algumas ações colocadas em práticas a partir de 2023.

A reunião contou com a participação de representantes dos órgãos que integram a CEIPCS: secretário da Casa Civil, Fernando Borba Pessanha; secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva; secretário de Relações Institucionais, Tito Simões e membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, como a vereadora Iza Vicente. Ainda fazem parte da Comissão, as secretarias municipais de Infraestrutura e de Agroeconomia.

Posts Recentes

Eita Arraiá é a pedida

A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…

17 horas atrás

Neurocirurgiã carioca fala sobre manejo de infecções de Shunt em congresso

A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…

19 horas atrás

A pressão que vem de Brasília

Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…

22 horas atrás

Corretor de imóveis é peça-chave na incorporação imobiliária

No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…

1 dia atrás

Expo Café Varre-Sai 2025 movimenta R$23 milhões

A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…

1 dia atrás

Faetec homenageia Dona Izabel com desfile de moda autoral

Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…

1 dia atrás