Categorias: Norte Fluminense

Macaé monta comissão para criar serviço de coleta seletiva de lixo

A prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, montou uma Comissão Especial para Implementação de um Programa de Resíduos Sólidos (CEIPCS). Instituído por decreto, o grupo é multisetorial e conta com a participação de secretarias municipais e da Câmara dos Vereadores. O objetivo é criar um modelo de coleta seletiva para reduzir impactos ambientais e contribuir para a gestão mais eficiente do lixo.

Ao longo de três meses, o grupo atuou na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que foi apresentado na quinta-feira (22), em reunião da Prefeitura. Prefeito da cidade, Welberth Rezende afirmou que um programa eficiente, desde a coleta até a destinação do lixo, é fundamental para a cidade avançar nessa frente. Segundo ele, a definição do modelo passa por uma análise técnica que indicará as necessidades do município. 

“Este é um assunto importante, atual, e que precisa fazer parte da nossa realidade. A definição do modelo passa por uma análise técnica que irá indicar para Macaé como atender essa necessidade de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Para Juninho Luna, secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, é fundamental que a cidade coloque o trabalho da coleta seletiva em prática. “Entendemos que precisaremos muito de conscientização e educação ambiental, mas uma vez implementado, o programa será permanente”, salientou. 

Plano de Saneamento de Macaé

A gestão dos resíduos sólidos urbanos integra o Plano de Saneamento de Macaé, aprovado em 2021. A perspectiva é que a formatação a ser adotada pelo município seja definida ainda neste segundo semestre, com algumas ações colocadas em práticas a partir de 2023.

A reunião contou com a participação de representantes dos órgãos que integram a CEIPCS: secretário da Casa Civil, Fernando Borba Pessanha; secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva; secretário de Relações Institucionais, Tito Simões e membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, como a vereadora Iza Vicente. Ainda fazem parte da Comissão, as secretarias municipais de Infraestrutura e de Agroeconomia.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás