Norte Fluminense

Dengue: Macaé intensifica combate a mosquito

O município de Macaé, no Norte Fluminense, intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti, como forma de prevenir a incidência da dengue, zika e chikungunya. Isso porque o verão é quando os mosquito prolifera de forma mais intensa.

A Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas) tem buscado eliminar possíveis criadouros como em vasos de plantas, galões de água, piscinas sem uso e sem manutenção, e pequenos objetos, como tampas de garrafas.

Nesta quarta-feira (25), equipes da Cevas estiveram no bairro Jardim Esperança, realizando o projeto Cevas Itinerante. Além das visitas domiciliares para identificação e eliminação de possíveis criadouros e a conscientização dos munícipes sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito nas residências, os agentes de endemias ressaltaram ainda, que é fundamental que a população adote medidas para conter a proliferação do mosquito.

Limpeza é fundamental contra a Dengue

O supervisor de campo da Cevas, Moisés Pereira, disse que durante a ação muitos imóveis estavam fechados, o que dificulta o trabalho. “A população deve se atentar a alguns cuidados fundamentais na eliminação de criadouros, a maneira mais eficaz de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes”, disse ele.

Para evitar a propagação da dengue, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

As equipes da cidade também realizam, além da prevenção à dengue, a vacinação antirrábica. Somente na primeira hora de atendimento foram imunizados 30 cães. A moradora Daniela de Deus levou seus quatro cachorros para vacinar.

“Sempre aproveito este tipo de ação no bairro para colocar a carteirinha dos bichinhos em dia e receber a visita dos agentes de endemias”, pontuou.

O Cevas itinerante contou ainda com o trabalho de controle de roedores. Os agentes fazem a verificação das tocas dos roedores para a aplicação dos raticidas. O material é colocado de forma adequada, portanto não há riscos para o homem e para os animais.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

7 minutos atrás

Nova válvula cardíaca combina tecnologias mecânicas e de tecido

*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…

20 horas atrás

São Gonçalo oferece desconto para quitação de dívidas

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…

1 dia atrás

Piscinão de Ramos está cheio novamente

A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…

1 dia atrás

Niterói sedia Pan-Americano de Va’a

A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, é palco, desde terça-feira (19), do Campeonato Pan-Americano…

1 dia atrás

Janja, arremedo de primeira-dama

*Por Professor Hélvio Costa Porque chamo Janja de arremedo de primeira-dama? Arremedo é uma cópia…

1 dia atrás