O encontro de Educação Inclusiva acontece no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Crédito: Rui Porto Filho / Divulgação
O município de Macaé, no Norte Fluminense, sedia, nesta terça-feira (5/7), o Encontro Intermunicipal de Gestores da Educação Inclusiva. O evento tem como objetivo fomentar a discussão entre gestores de diversos municípios sobre a importância das políticas públicas voltadas à inclusão. Entre as cidades que estão participando dos debates está Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Saquarema.
O encontro acontece no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária e conta com a presença de especialistas no tema. Durante o encontro, os gestores passam por diversas atividades que estimulam a troca de experiências. Uma delas é a divisão em grupos de trabalho para elaboração de projetos em torno de temas desafiadores quando o assunto é inclusão nas escolas, como transporte inclusivo, seletividade alimentar e horário integral.
De acordo com a Superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação de Macaé, Janaina Pinheiro, a participação dos convidados será essencial para a formulação de documento que pode nortear a prática nos municípios. “A finalidade é potencializar e reorganizar os saberes, sintetizando assim as aprendizagens”, ressalta.
Segundo a Prefeitura de Macaé, a rede municipal de ensino conta com estrutura para promover a educação inclusiva. O município afirma que há 60 salas de recursos multifuncionais, 10 salas de Apoio Pedagógico Específico (APE) e quatro centros especializados que atuam com atividades complementares e suplementares.
Além disso, de acordo com o poder municipal, são feitos investimentos também na formação de profissionais qualificados. Os cursos são ministrados no Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia, inaugurado em 2016.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, além de realizar cursos específicos para esses educadores, o espaço oferece palestras e os cursos de curta duração, ministrados por membros de sua equipe de formadores, por convidados e por parceiros institucionais. A formação é voltada para educadores das redes pública e privada.
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