Macaé sedia Encontro Intermunicipal de Gestores de Educação Inclusiva

O município de Macaé, no Norte Fluminense, sedia, nesta terça-feira (5/7), o Encontro Intermunicipal de Gestores da Educação Inclusiva. O evento tem como objetivo fomentar a discussão entre gestores de diversos municípios sobre a importância das políticas públicas voltadas à inclusão. Entre as cidades que estão participando dos debates está Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Saquarema.

O encontro acontece no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária e conta com a presença de especialistas no tema. Durante o encontro, os gestores passam por diversas atividades que estimulam a troca de experiências. Uma delas é a divisão em grupos de trabalho para elaboração de projetos em torno de temas desafiadores quando o assunto é inclusão nas escolas, como transporte inclusivo, seletividade alimentar e horário integral.

De acordo com a Superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação de Macaé, Janaina Pinheiro, a participação dos convidados será essencial para a formulação de documento que pode nortear a prática nos municípios. “A finalidade é potencializar e reorganizar os saberes, sintetizando assim as aprendizagens”, ressalta.

Educação inclusiva na rede municipal

Segundo a Prefeitura de Macaé, a rede municipal de ensino conta com estrutura para promover a educação inclusiva. O município afirma que há 60 salas de recursos multifuncionais, 10 salas de Apoio Pedagógico Específico (APE) e quatro centros especializados que atuam com atividades complementares e suplementares.

Além disso, de acordo com o poder municipal, são feitos investimentos também na formação de profissionais qualificados. Os cursos são ministrados no Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia, inaugurado em 2016.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, além de realizar cursos específicos para esses educadores, o espaço oferece palestras e os cursos de curta duração, ministrados por membros de sua equipe de formadores, por convidados e por parceiros institucionais. A formação é voltada para educadores das redes pública e privada.

Posts Recentes

“Tratar a obesidade vai além da balança”, afirma doutor Bruno Gomes

Por Marcos Vinicius Cabral Três em cada quatro brasileiros poderão sofrer, em 2026, com algum…

22 minutos atrás

Zózimo, Gabeira, Dines, Lemos, Armando Nogueira, o JB, Drummond e a garrafa térmica

“… a Clarice Lispector nem dava bom-dia, o Drummond tomava café da nossa garrafa térmica…

19 horas atrás

Prefeitura de Guapimirim destrói escapamentos irregulares apreendidos

A Prefeitura de Guapimirim realizou, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, com apoio…

20 horas atrás

Campanha incentiva doação de sangue durante período de férias em Macaé

A campanha “Solidariedade não tira férias” segue em andamento em Macaé, no Norte Fluminense, com…

21 horas atrás

Concurso em Arraial do Cabo oferece 73 vagas e salários de até R$9,4 mil

A Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, está com inscrições abertas…

22 horas atrás

Nova Friburgo terá barreira Sabo contra fluxo de detritos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de…

22 horas atrás