Estação de Tratamento de Água de Magé beneficiará cerca de 65 mil pessoas. Crédito: Divulgação / Águas do Rio
Como parte das celebrações dos 457 anos de Magé, a Concessionária Águas do Rio inaugura no próximo domingo, às 11h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Magé, localizada na Vila Esperança. Com capacidade de tratar 300 litros de esgoto por segundo e armazenar 5 milhões de litros de água, o empreendimento beneficiará, inicialmente, cerca de 65 mil pessoas na Baixada Fluminense.
O prefeito Renato Cozzolino acredita que a inauguração marcará uma nova era na cidade. “Magé tem água em abundância e boa parte dessa água escorria pelos ralos. Esperamos acabar com esse problema crônico e oferecer a todos um produto que é essencial para a vida”, comentou.
Responsável pelo funcionamento da estação, a Águas do Rio informou que, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água e com investimentos em extensão de redes, Magé, Santo Aleixo, Suruí e Guia de Pacobaíba terão o abastecimento regularizado. A empresa comunicou que pretende investir, em toda a Baixada Fluminense, R$ 3,2 milhões e criar 15 mil empregos indiretos.
“Desde que iniciamos as operações, realizamos estudos para melhorar o fornecimento no município, que tem problemas históricos. Assumimos o serviço para concluir a ETA, que vai mudar a realidade da cidade”, disse o coordenador de Operações da empresa no município, Felipe Vasquez. Ele acrescentou que, dessa forma, cerca de 114 mil pessoas serão afetadas pela melhoria no abastecimento.
De acordo com a Águas do Rio, o sistema de abastecimento de água em Magé é composto também por três unidades de Tratamento de Água. Piabetá e adjacências é abastecido pela captação da Cachoeira do Véu da Noiva, no bairro Cachoeira Grande.
Em Santo Aleixo e parte do Centro, o abastecimento é feito pelos mananciais Riachão da Lagoinha e Rio do Pico. A outra parte do Centro de Magé é abastecida pela Cachoeira do Paraíso, localizada na divisa com Guapimirim, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…