Atualmente, o território fluminense tem 1.546 vagas ativas no Mais Médicos
O Rio de Janeiro receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais 64 profissionais formados no exterior, que estão na fase final do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).
Esses médicos serão distribuídos entre sete municípios, com o objetivo de reforçar o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.
Atualmente, o território fluminense tem 1.546 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 1.373 delas ocupadas e 66 em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 81 municípios e alcançam cerca de 3,98 milhões de habitantes.
Tendo como base o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), a maior parte dos profissionais que trabalham no estado fluminense, 859 médicos, atua em municípios de baixa vulnerabilidade. Outros 442 estão em municípios de média vulnerabilidade, enquanto 52 estão em regiões de alta vulnerabilidade e 20 em locais de muito baixa vulnerabilidade.
O Rio de Janeiro também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 85 destinados ao estado fluminense. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família. A proposta é garantir o encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.
Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. No Rio de Janeiro, 26 municípios terão contratações imediatas e 55 para cadastro reserva.
Em todo o país, o número de profissionais do Mais Médicos atendendo à população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…