Projeto Vivências e Memória dá voz à população de Mangaratiba e valoriza culturas e histórias

O Mangaratibense e suas memórias. Esse é o norte do projeto Vivências e Memória Mangaratiba, realização do Instituto Cultural Cidade Vida (ICCV), que tem o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com atuação no coração do município, a ideia é dar voz a memórias, narrativas, saberes e identidades culturais do povo de Mangaratiba, no Sul Fluminense.

Essencialmente colaborativo e comunitário, o projeto é uma oportunidade para que moradores de Mangaratiba contem suas trajetórias nos próprios termos. Pesquisa, história oral, registro e salvaguarda de patrimônio imaterial vão resultar em exposição em praça pública, criação de conteúdo digital, ações educativas e material impresso. 

A partir de agosto de 2022, a mostra do projeto Vivências e Memória ocupará as ruas da cidade de Magaratiba com painéis fotográficos nos quais a história do município será apresentada de maneira transversal, permeando diferentes campos da vida cotidiana dos personagens retratados.

O site vivenciasememoria.com.br coloca o morador de Mangaratiba como protagonista ao compartilhar o passado e o presente de sua relação com a comunidade e o espaço público. Na primeira etapa, o site é o principal canal para quem quiser contar, via formulário, sobre suas memórias afetivas. O objetivo é criar um acervo digitalizado das informações, imagens e documentos coletados durante o projeto.

Cultura, Educação, vivências e memória

Na área da Cultura e Educação, o projeto propõe ações educativas que tem o objetivo de beneficiar em torno de mil alunos e professores da região, produção de videodocumentário e a impressão de sete mil minicartões ilustrados com os moradores e suas memórias, a serem distribuídos em espaços culturais e estabelecimentos da região.

“Nesse mergulho que faremos em Mangaratiba, por meio das entrevistas com a população, esperamos também estimular encontros que fomentem a cultura local e ajudem a manter tradições, sejam antigas ou recentes”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV.

O projeto Vivências e Memória Mangaratiba é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) com o patrocínio do Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais: @vivenciasememoria.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

4 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

5 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

5 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

7 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

7 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

7 horas atrás