A ação Saúde Justa é uma parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Crédito: Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, passou a facilitar, nesta semana, o acesso a medicamentos especiais e insumos para a população. As substâncias disponibilizadas são aquelas que não fazem parte da lista da Rede de Saúde municipal. A iniciativa, chamada de Saúde Justa, é uma parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é facilitar o acesso do paciente a medicamentos essenciais que não são de responsabilidade do município e eram dispensados somente por via judicial. Além disso, a inciativa também busca orientar sobre as etapas necessárias e acolher demandas dos pacientes, eliminando barreiras e outros serviços de saúde.
O paciente que passar por atendimento na sua Unidade de Saúde da Família de referência e receber prescrição de medicamentos ou insumos que não fazem parte da grade da Atenção Primária, poderá solicitá-los no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo à sua residência. Para isso, é preciso fornecer a documentação informada na Unidade de Saúde.
Dessa forma, a população será acolhida pelos profissionais dos CRAS, os documentos serão conferidos e, caso não haja pendências, a situação será encaminhada para análise técnica, com posterior retirada do pedido.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para otimizar o fornecimento de medicamentos específicos aos moradores, eliminando entraves no acesso aos itens através de uma parceria intersetorial.
“O programa Saúde Justa é fundamental para atender melhor o usuário e também acolher com mais atenção às demandas da população de Maricá. Com isso, agimos de forma integrada, agilizando o processo que ocorria antes de forma mais burocrática. Os profissionais que atendem esses casos foram treinados e estão preparados para orientar corretamente sobre as etapas para a solicitação de medicamentos e insumos por meio do programa”, destacou.
Após encaminhamento da Unidade de Saúde da Família, o paciente deverá entregar os seguintes documentos no CRAS para dar entrada no pedido:
Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…
O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…
Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…
O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…