População de Maricá tem acesso facilitado a medicamentos especiais e insumos

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, passou a facilitar, nesta semana, o acesso a medicamentos especiais e insumos para a população. As substâncias disponibilizadas são aquelas que não fazem parte da lista da Rede de Saúde municipal. A iniciativa, chamada de Saúde Justa, é uma parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é facilitar o acesso do paciente a medicamentos essenciais que não são de responsabilidade do município e eram dispensados somente por via judicial. Além disso, a inciativa também busca orientar sobre as etapas necessárias e acolher demandas dos pacientes, eliminando barreiras e outros serviços de saúde.

O paciente que passar por atendimento na sua Unidade de Saúde da Família de referência e receber prescrição de medicamentos ou insumos que não fazem parte da grade da Atenção Primária, poderá solicitá-los no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo à sua residência. Para isso, é preciso fornecer a documentação informada na Unidade de Saúde.

Dessa forma, a população será acolhida pelos profissionais dos CRAS, os documentos serão conferidos e, caso não haja pendências, a situação será encaminhada para análise técnica, com posterior retirada do pedido.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para otimizar o fornecimento de medicamentos específicos aos moradores, eliminando entraves no acesso aos itens através de uma parceria intersetorial.

“O programa Saúde Justa é fundamental para atender melhor o usuário e também acolher com mais atenção às demandas da população de Maricá. Com isso, agimos de forma integrada, agilizando o processo que ocorria antes de forma mais burocrática. Os profissionais que atendem esses casos foram treinados e estão preparados para orientar corretamente sobre as etapas para a solicitação de medicamentos e insumos por meio do programa”, destacou.

Documentos necessários para o programa de Maricá

Após encaminhamento da Unidade de Saúde da Família, o paciente deverá entregar os seguintes documentos no CRAS para dar entrada no pedido:

  • Identidade, CPF e Cartão do SUS; Comprovante de residência do município de Maricá com a titularidade do requerente dos últimos 60 dias ou declaração de residência emitida pela Unidade de Saúde da Família (USF) de referência; Laudo médico com CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças) da rede pública de saúde, contendo o princípio ativo da medicação, nome original e do genérico, quantidade diária e período de tratamento.
  • No caso de fraldas, leite e demais insumos, é necessário informar quantidade (em unidades) utilizada por dia/mês e especificar o tamanho (nos casos de fralda); declaração de imposto de renda ou declaração de isento dos últimos três anos (emitido pelo site da Receita Federal);
  • Comprovante de regularidade do CPF (emitido no site da Receita Federal);
  • Contracheque ou extrato bancário de pagamento/benefício recebido dos últimos meses, quando houver.
  • Os documentos eventuais poderão ser solicitados, conforme análise no momento do atendimento. Além disso, em caso de prescrição de medicamento de um fabricante específico, o médico deverá justificar a necessidade do medicamento, assim como apresentar o motivo da não aptidão dos fármacos fornecidos pelo SUS para o tratamento.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

16 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

24 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

1 dia atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

1 dia atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás