Soro antirrábico também poderá ser aplicado de acordo com atendimento.
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o atendimento antirrábico humano na cidade. São casos em que pessoas sofreram mordedura ou arranhadura de animais desconhecidos.
Nesses casos, é necessário que a pessoa lave o local ferido com água corrente abundante e sabão e procure assistência imediata nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou de Urgência e Emergência.
Após avaliação clínica, a pessoa poderá ser direcionada para receber a vacina antirrábica. Para crianças menores de 10 anos, pessoas com casos graves, que tiveram contato com animais silvestres ou que apresentem condições de saúde suspeitas. O imunizante é aplicado após a exposição de risco de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo de Imunização. O espaço fica localizado na Rua Um, nº 50, lote 01, quadra 02, em São José do Imbassaí, próximo ao Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Nas demais situações, a vacina é aplicada às segundas e quintas.
No núcleo, a pessoa também será avaliada para verificar a necessidade de aplicação do soro antirrábico, além de receber orientações diversas dos profissionais. Em casos de emergência, é possível realizar a vacinação antirrábica humana 24 horas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, localizado na Rua Domício da Gama, 433, no Centro.
É importante lembrar que a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Ela é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Dez anos após sua fundação, a União de Maricá enfim chegou à elite do Carnaval…
O deputado Fred Pacheco (PMN), irmão gêmeo do presidente do TCE-RJ e ex-deputado Márcio Pacheco,…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, instalou placas de sinalização proibindo banho, natação…
Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, aparece entre os destinos brasileiros mais buscados para…
Nesta sexta-feira (20), o Governo do Brasil inicia os atendimentos de duas carretas de saúde…
A partir desta quinta-feira (19), trabalhadores de Cantagalo e São Sebastião do Alto, cidades da…