(Foto: Bernardo Gomes)
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, inaugurou na última segunda-feira (30) o viaduto Leonel Brizola. O órgão considera a obra como maior intervenção urbana do município. O objetivo é desafogar o trânsito na região central.
A construção do elevado do Flamengo aconteceu através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) ao longo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a RJ-114 (que dá acesso ao município de Itaboraí), no cruzamento da rodovia. A intervenção custou aproximadamente R$ 85 milhões. As obras duraram cerca de dois anos.
O então prefeito Fabiano Horta destacou a importância do viaduto. Segundo ele, a obra vai promover maior fluidez ao trânsito da região. Horta também aproveitou a oportunidade para agradecer à população pela confiança nos oito anos à frente do Poder Executivo.
“A rodovia, a pujança dela enquanto uma cidade que está em plena construção. Fizemos toda a infraestrutura, o saneamento, a urbanização das vias, o senso de cidade que foi construído e está em expansão. Quero deixar aqui o meu agradecimento pela confiança ao povo de Maricá pelos oito anos que pude estar à frente da prefeitura”, disse.
De acordo com o secretário de governo João Maurício de Freitas, o viaduto de grande porte é a maior obra viária de Maricá.
O novo elevado tem um vão de aproximadamente 114 metros, com quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla), espaço para pedestres em uma área total de 136.000 m². O local recebeu ainda a instalação de rede de drenagem de aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão para diminuir o risco de inundações do entorno. A intervenção abrangeu também a urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.
A obra contemplou ainda a duplicação da RJ-106. Estas obras aconteceram no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado. Outra intervenção foi uma rotatória no entroncamento da RJ-114, onde há o acesso ao município de Itaboraí.
O presidente da Somar, Jorge Heleno, comentou sobre as etapas do processo de construção do elevado, considera complexa. “Começamos primeiramente com a macrodrenagem desde o bairro do Condado, passando aqui por essa área da rotatória. Foi feito um ajuste da rede de drenagem existente, sendo substituída por uma rede que comporta a carga hídrica que vem das chuvas que acontecem todos os anos em Maricá. Foi realizada a parte da fundação, montagem e içamento”, esclareceu.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) obteve na última…
A hotelaria do Rio de Janeiro teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025,…
Durante a sessão que aprovou o armamento da Guarda Municipal, o vereador Rafael Satiê (PL)…
O Flamengo vive uma semana agitada fora do campo. Na segunda-feira o Presidente Luiz Eduardo…