Para estimular a produção literária na cidade, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, apoiou, no domingo (22), o lançamento do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A iniciativa já conta com diversos eventos programados para este ano, como premiações literárias, a interação entre escritores e escolas, saraus e participações em eventos.
A Prefeitura lembra que o Povo do Livro foi idealizado pelo escritor Manoel Lago, em 2013, e lançado oficialmente em 2016. O coletivo produziu e lançou, em 2019, a Antologia Crônicas e Poesias de Maricá”. Lago faleceu em 2021.
Segundo o presidente do Instituto, Nilton Oliveira, o objetivo da iniciativa é unir escritores, cultura e literatura. “Fazer parte da realização do sonho de um dos maiores fazedores de cultura de Maricá, Manoel Lago, nos enche de orgulho e felicidade. O povo do livro é um coletivo e aqui iremos fazer história”, disse Nilton Oliveira.
Em 2022, parte do grupo original do Povo do Livro resolveu então lançar oficialmente o Instituto Cultural. O grupo conta com 17 escritores, moradores da cidade ou que sejam ligados ao município por suas trajetórias literárias.
“É uma felicidade e uma honra estar aqui hoje. Eu sou membro do Povo do Livro, amigo do Manoel e apaixonado por escrever. Isso é um grande marco para a cidade, pois poesia é a expressão direta da consciência de um povo”, disse o secretário de Cultura, Sady Bianchin, durante o lançamento.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…