O objetivo do projeto de inclusão é aproximar a população em vulnerabilidade ou risco social dos serviços oferecidos pelo município. Crédito: Marcos Fabricio / Divulgação
O programa Inclusão na Praça, promovido pela Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, atendeu 140 pessoas nesta quinta-feira (19). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Políticas Inclusivas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, aconteceu na Praça Nossa Senhora das Graças.
A Prefeitura afirma que realizou 140 abordagens diretas, 16 acolhimentos para atendimento psicológico, cinco orientações e três isenções para documentos jurídicos. De acordo com a coordenadora do Psicovida, Gilcilene Mattos, o objetivo do projeto de inclusão é aproximar a população em vulnerabilidade ou risco social dos serviços oferecidos pelo município.
“Ofertamos acolhimento, escuta psicológica, atendimento jurídico para as pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias. Com isso, o objetivo da inclusão na praça é oportunizar para aqueles que, por um motivo ou outro, não conseguem chegar até a secretaria dentro do horário de expediente”, disse.
A população atendida recebeu esclarecimento de dúvidas, serviços de psicologia, serviço social, nutrição e assistência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Oceânica.
Morador de Jaconé, Arlindo Nascimento, de 51 anos, foi um dos atendidos pelo projeto. “Foi o meu primeiro contato com o projeto e eu estou bastante otimista! Estou saindo daqui esclarecido, com direcionamento, informações para onde devo ir, como fazer e como devo continuar com o meu processo”, disse.
Segundo a Prefeitura de Maricá, a Secretaria de Políticas Inclusivas tem como objetivo promover acesso a oportunidades iguais para quem sofre algum tipo de exclusão. Para isso, a pasta oferece três serviços: Psicovida, Escritório Social e o Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI).
Outros sete núcleos de trabalho oferecem apoio com orientação jurídica, acolhimento, segurança alimentar, cuidados com a população de rua, entre outros. A sede da secretaria funciona na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado.
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…
A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…
Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…
O Estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade…