Programa de inclusão de Maricá atendeu 140 pessoas em sua última edição

O programa Inclusão na Praça, promovido pela Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, atendeu 140 pessoas nesta quinta-feira (19). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Políticas Inclusivas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, aconteceu na Praça Nossa Senhora das Graças.

A Prefeitura afirma que realizou 140 abordagens diretas, 16 acolhimentos para atendimento psicológico, cinco orientações e três isenções para documentos jurídicos. De acordo com a coordenadora do Psicovida, Gilcilene Mattos, o objetivo do projeto de inclusão é aproximar a população em vulnerabilidade ou risco social dos serviços oferecidos pelo município.

“Ofertamos acolhimento, escuta psicológica, atendimento jurídico para as pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias. Com isso, o objetivo da inclusão na praça é oportunizar para aqueles que, por um motivo ou outro, não conseguem chegar até a secretaria dentro do horário de expediente”, disse.

A população atendida recebeu esclarecimento de dúvidas, serviços de psicologia, serviço social, nutrição e assistência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Oceânica.

Morador de Jaconé, Arlindo Nascimento, de 51 anos, foi um dos atendidos pelo projeto. “Foi o meu primeiro contato com o projeto e eu estou bastante otimista! Estou saindo daqui esclarecido, com direcionamento, informações para onde devo ir, como fazer  e  como devo continuar com o meu  processo”, disse.

Objetivo da inclusão

Segundo a Prefeitura de Maricá, a Secretaria de Políticas Inclusivas tem como objetivo promover acesso a oportunidades iguais para quem sofre algum tipo de exclusão. Para isso, a pasta oferece três serviços: Psicovida, Escritório Social e o Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI).

Outros sete núcleos de trabalho oferecem apoio com orientação jurídica, acolhimento, segurança alimentar, cuidados com a população de rua, entre outros. A sede da secretaria funciona na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás