Contribuintes de Maricá que aderiram ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis Concilia Maricá 2022) devem ficar atentos às datas do parcelamento que vencem neste mês de janeiro. Para evitar o cancelamento do processo por falta de pagamento, a Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, iniciou o envio de notificações por e-mail aos contribuintes.
O Refis facilita a quitação de débitos de cidadãos e empresas com a fazenda municipal, como dívidas de impostos, taxas e contribuições, além de tarifas de serviços municipais e multas não pagas. O programa ofereceu 100% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista, ou até 90% de desconto nos parcelamentos, de acordo com o número de parcelas.
Quem aderiu ao programa deverá retirar as guias de pagamento em uma unidade do Serviços Integrados Municipal (SIM) no Centro, Inoã ou de Itaipuaçu. Segundo o coordenador do Refis e fiscal de tributos Anderson Taboada, a falta de pagamento ou atrasos superiores a 90 dias anulam o contrato assinado no Refis com a Fazenda Municipal, e a inadimplência do contribuinte segue para a execução fiscal.
“Quem tem parcelamento em análise deve aguardar comunicação via e-mail para concluir o processo. Por isso é importante que todo contribuinte verifique o e-mail que foi disponibilizado quando ele aderiu ao parcelamento e se dirigir a uma unidade do SIM para retirar a guia de pagamento”, orientou Anderson.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves, tranquilizou os contribuintes que deram entrada ao Refis Concilia Maricá, mas que ainda estão com o processo em análise. “Essas pessoas que deram entrada podem ficar despreocupadas, pois, se o processo aconteceu dentro do período de adesão, e o pedido for deferido, não importa quanto tempo demore a análise, o cidadão terá direito a todas as vantagens que o Refis tem a oferecer”, tranquilizou o secretário.
O Refis Concilia Maricá 2022 arrecadou R$ 20.436.510,80, sendo R$ 6.169.965,01 em pagamento à vista, e o restante, parcelado. Segundo o município, o total arrecadado é utilizado para investimentos em políticas públicas no município.
Veja a localização das unidades para retirada das Guias
• Centro – Rua Álvares de Castro, 272
• Inoã – Avenida Gilberto Carvalho, 1.120 (Loteamento Vivendas de Itaipuaçu)
• Itaipuaçu – Rua Van Lerbergue, 676 (Antiga Rua 34)
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…