Categorias: Baixada Fluminense

Feira das Mães de Autistas, em Mesquita, promove integração e renda extra

A Prefeitura de Mesquita promoveu a oitava edição da Feira das Mães de Autistas Empreendedoras do projeto Convive com um Autista na última sexta-feira, 17 de março, na Praça Elizabeth Paixão, às 9h. A ação acontece uma vez por mês, durante todo o ano.  

A intenção é ajudar as mães do município da Baixada Fluminense com uma fonte de renda extra e também com a integração e a criação de uma rede de apoio.

“Esse projeto mudou muito a minha vida, essa oportunidade de estarmos juntos e compartilhar nossas causas, nossas verdades com os nossos filhos, e ainda ser uma fonte de renda. A feira tem trago um crescimento muito grande não só para a vida do meu filho, que é autista, como também para mim, que sou mãe”, conta Vanessa, de 41 anos, que mora na Chatuba e tem filho dentro do espectro.

“Sou muito grata a toda a equipe que o realiza, tem sido muito gratificante e eu me orgulho de ver mulheres, mães, lutando e batalhando por isso. E eu queria muito que toda a população tivesse o conhecimento de toda a grandeza desse projeto e lutasse por essa causa junto conosco”, completa.

Feira das Mães de Autistas tem artesanatos, cosméticos e outros produtos

A feira é composta por várias barraquinhas para venda de artesanatos, cosméticos e doces, entre outros produtos. Assistente social do CRAS Santa Terezinha, Diana Machado acompanha o projeto de perto. 

“Vai além da questão do empreendedorismo, é um momento de interação entre elas e de troca de experiências. Tem sido um ganho sempre. É um acolhimento integral à família, porque pensa no todo, é um suporte para as mães”, reforça Diana.

Atualmente, 14 mães participam da iniciativa. Andréa Alves, coordenadora do CRAS Santa Terezinha e idealizadora do projeto Convive com um Autista, relata como tem sido estar à frente da ação. 

“Não é fácil, é uma jornada muito árdua. Mas é gratificante quando vejo elas aqui. Algumas são mães solo e estar aqui é uma conquista. Trazer a feira para cá dá mais visibilidade ao projeto e é isso que eu quero. A gente está saindo do anonimato para o mundo”, valoriza.

Posts Recentes

Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2025 atrai cerca de 6 mil inscritos e reforça protagonismo do Secovi Rio e da ABADI no setor

Com quase 6 mil inscritos, 90 expositores e cerca de duas mil pessoas circulando ao…

21 horas atrás

Resíduos recicláveis desperdiçados no Rio somam mais de R$ 2,6 bilhões

Mais de R$2,6 bilhões em resíduos pós-consumo estão sendo subutilizados no Estado do Rio de…

22 horas atrás

“Arte de aMAR” mobiliza estudantes do Rio em defesa dos oceanos

Em sintonia com as discussões globais sobre mudanças climáticas da 30ª Conferência das Nações Unidas…

22 horas atrás

Tanguá inaugura Estufa e Horta Comunitária

O município de Tanguá, Leste Fluminense, inaugurou no sábado (18) uma Estufa com Horta Comunitária,…

23 horas atrás

Picadeiro Móvel chega a São João de Meriti

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, recebe, nos dias 24, 25…

2 dias atrás

Festival Literário Energia para Ler movimenta Cachoeiras de Macacu

A cidade de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, recebe, entre os dias 21 e…

2 dias atrás