Transporte & Mobilidade Urbana

Mobilidade por um fio

*Por Tamima de Souza

Tivemos um mês de outubro movimentado, tivemos a mobilização da Cidade do Rio de Janeiro para que um órgão doado chegasse ao seu receptor, dando uma vida digna a essa pessoa, tivemos o sequestro de nove ônibus para serem utilizados como barricada em Itanhangá, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, e um plano operacional de trânsito na Zona Norte, no entorno do Estádio Nilton Santos, para o show do Bruno Mars.

É nessa montanha russa de deslocamento que o carioca vem vivendo, seja em prol da vida, seja em prol da segurança ou mesmo em prol da diversão.

Em que pese nos casos da doação do órgão e do Show do Bruno Mars serem verdadeiras demonstrações de que o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa, permitindo ações rápidas e soluções simples para o melhor deslocamento.

Temos o caso infelizmente corriqueiro do uso de ônibus para incêndio, vandalismo e seqüestro, o que, segundo divulgado pelo Rio Ônibus, gera um prejuízo de cerca de R$ 22,6 milhões.

Esse custo, assim como os das legalmente e devidas gratuidades, acaba sendo arcado por nós, eu e você leitor, que pagamos os nossos impostos e passagens, uma vez que esse prejuízo é utilizado na base de cálculo para o aumento da passagem e/ou do aumento do subsídio que as empresas de ônibus recebem.

Isso sem falar no abalo psicológico que os motoristas de ônibus e seus familiares sofrem, ao percorrerem linhas de ônibus ditas como perigosas e/ou violentas, sem saber se aquele dia será um dia de trabalho normal ou não.

Para se ter uma mobilidade urbana adequada é necessário que haja, dentre outros fatores, segurança e não só a segurança no trânsito e a segurança de trânsito, mas a segurança num amplo sentido, onde as pessoas possam transitar de um lado a outro, com paz e tranquilidade.


*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.

Posts Recentes

Tarifa cara e serviço precário. Governo Castro afunda na crise da CEDAE

*Por Marcos Luz Na ocasião da privatização da Cedae a bandeira da “modernização e eficiência”…

60 minutos atrás

Produção de petróleo se estabiliza na Bacia de Campos

Com a entrada de novos operadores de óleo e gás a partir de 2020, a…

19 horas atrás

Alunos da UniSecovi Rio realizam visita técnica ao Edifício Linneo de Paula Machado

Na manhã da última sexta-feira (27), alunos do curso de Administração de Condomínios da UniSecovi…

20 horas atrás

Jogos Germânicos levam tradição e diversão para Petrópolis

A 36ª edição da Bauernfest, tradicional festa alemã realizada em Petrópolis, na Região Serrana, promove…

20 horas atrás

Centro de Memória da Costa Verde divulga programação cultural em julho

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping…

2 dias atrás

O que é mais forte que o Supremo?

*Por Professor Hélvio Costa Não conheço a autoria desta narrativa. Recordo-me apenas da história ouvida…

2 dias atrás