*Por Tamima de Souza
Tivemos um mês de outubro movimentado, tivemos a mobilização da Cidade do Rio de Janeiro para que um órgão doado chegasse ao seu receptor, dando uma vida digna a essa pessoa, tivemos o sequestro de nove ônibus para serem utilizados como barricada em Itanhangá, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, e um plano operacional de trânsito na Zona Norte, no entorno do Estádio Nilton Santos, para o show do Bruno Mars.
É nessa montanha russa de deslocamento que o carioca vem vivendo, seja em prol da vida, seja em prol da segurança ou mesmo em prol da diversão.
Em que pese nos casos da doação do órgão e do Show do Bruno Mars serem verdadeiras demonstrações de que o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa, permitindo ações rápidas e soluções simples para o melhor deslocamento.
Temos o caso infelizmente corriqueiro do uso de ônibus para incêndio, vandalismo e seqüestro, o que, segundo divulgado pelo Rio Ônibus, gera um prejuízo de cerca de R$ 22,6 milhões.
Esse custo, assim como os das legalmente e devidas gratuidades, acaba sendo arcado por nós, eu e você leitor, que pagamos os nossos impostos e passagens, uma vez que esse prejuízo é utilizado na base de cálculo para o aumento da passagem e/ou do aumento do subsídio que as empresas de ônibus recebem.
Isso sem falar no abalo psicológico que os motoristas de ônibus e seus familiares sofrem, ao percorrerem linhas de ônibus ditas como perigosas e/ou violentas, sem saber se aquele dia será um dia de trabalho normal ou não.
Para se ter uma mobilidade urbana adequada é necessário que haja, dentre outros fatores, segurança e não só a segurança no trânsito e a segurança de trânsito, mas a segurança num amplo sentido, onde as pessoas possam transitar de um lado a outro, com paz e tranquilidade.
*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).
Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.
No próximo dia 16, o restaurante aGaleria, sob o comando da chef Victoria Teles, sediará…
No dia 5 de novembro de 2024, o episódio 25 do Podcreci, o podcast oficial…
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) está analisando o Projeto de Lei 1123/2023,…
Na última quarta-feira (6), o prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, o atual prefeito, Diogo…
Por Nelson Lopes A eleição de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio deve mexer…
A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias apresentou, nesta quarta-feira…