Sul Fluminense

Moradores de Volta Redonda recebem Cartão Recomeçar

A prefeitura de Volta Redonda, no sul fluminense, entregou na segunda-feira (27), o Cartão Recomeçar, que é um benefício do Governo do Estado concedido à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e relacional atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes e deslizamentos.

De acordo com a prefeitura, 119 pessoas foram contempladas com o benefício de R$ 3 mil, pagos a cada beneficiário em parcela única através de um cartão magnético. O programa foi instituído pelo Decreto nº 48.057, de 2 de maio de 2022, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O benefício foi concedido graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Volta Redonda através da celebração de um Termo de Cooperação Técnica, regulamentado por meio de Resolução da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A secretária municipal de Ação Comunitária (Smac), Carla Duarte, acompanhou a entrega, realizada no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB). Ela ressaltou que, para que fosse possível a entrega dos cartões, a Prefeitura conseguiu identificar as famílias que têm direito ao benefício.

Volta Redonda fez triagem pelo Cadastro Único

De acordo com ela, todas as famílias estão inscritas no CadÚnico e identificadas pelo acompanhamento familiar e estão sendo acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) desde o momento que aconteceram as chuvas no ano passado, quando foi realizado um mutirão de emergência.

“O acompanhamento é realizado pelas equipes técnicas através pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), dentro dos Cras. Mesmo depois do recebimento desse cartão essas famílias continuarão a ser acompanhadas até que estejam de volta em situação de proteção e segurança”, explicou a secretária.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, destaca que o benefício serve para contribuir para o bem-estar dessas famílias.

Em discurso, o deputado estadual Munir Neto (PSD) agradeceu o empenho do governador do estado, Cláudio Castro, e da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes.

“A entrega desses cartões é um momento importante para os moradores de Volta Redonda. É mais uma assistência dada àquelas famílias que foram atingidas pelas chuvas, para ajudar essas pessoas nesse processo de reconstruir suas vidas após um momento tão difícil”, disse o parlamentar.

A dona de casa Flavia Rosane Inês, 48 anos, moradora do bairro Retiro, foi uma das beneficiadas com o Cartão Recomeçar. “Perdi tudo durante as chuvas, e desde então estou sendo assistida pela Smac. Esse cartão veio na hora certa, pois não tinha nada. Minha prioridade é de comprar uma geladeira”, ressaltou.

Cartão Recomeçar

O Cartão Recomeçar é um benefício pago à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e relacional atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios. O benefício pode ser utilizado para compra de materiais de construção, mobiliário e eletrodomésticos. Os critérios para a definição dos beneficiários foram definidos pelo governo estadual.

O benefício é destinado exclusivamente às famílias que cumpram, cumulativamente, os seguintes requisitos: possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar total de até três salários-mínimos à época do ocorrido; estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); residam em municípios em que houve reconhecimento de desastre natural pela Defesa Civil; e que residam em imóveis diretamente atingidos pelo desastre.

A ausência de utilização ou movimentação da conta vinculada ao cartão no prazo de seis meses, contados de sua disponibilização, gerará o automático bloqueio, cancelamento e recolhimento do auxílio financeiro e sua restituição aos cofres públicos, independentemente de prévia ou de posterior notificação do beneficiário.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

17 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

18 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

20 horas atrás