O filme "The Legend of the vagabond queen of Lagos" faz parte da programação da Mostra. (Foto: Leo Purman)
Entre os dias 10 e 15 de setembro de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente a produções contemporâneas do continente. O evento faz parte da Temporada França-Brasil 2025 e também terá edições em Salvador (BA), Cachoeira (BA) e São Paulo (SP).
Em oito anos de atuação, a Mostra já percorreu seis cidades brasileiras. A estreia no Rio traz 15 longas e 5 curtas de 11 países africanos, grande parte inédita no Brasil. Os títulos foram selecionados pela curadora e idealizadora Ana Camila Esteves e pela ganense Jacqueline Nsiah, integrante do comitê de seleção da Berlinale. A programação reúne filmes exibidos em festivais como Cannes, Locarno, Tribeca e Berlim, com temas que transitam entre drama político, fantasia e crítica social.
Entre os destaques estão “O Fardo da Nigéria” (When Nigeria Happens, Nigéria, 2025), filme de abertura que terá debate com a diretora Ema Edosio; “Demba” (Senegal, 2024), novo longa do premiado Mamadou Dia, que encerra o evento com presença do cineasta; e “Sobre Quando Quebrei o Silêncio” (On Becoming a Guinea Fowl, Zâmbia/EUA, 2024), dirigido por Rungano Nyoni e coproduzido pela A24.
Um dos eixos da programação é o Naija Focus, dedicado à cinematografia da Nigéria. Além do filme de abertura, serão exibidos “A Lenda da Rainha Errante de Lagos”, fantasia urbana estreada no Festival de Toronto; “O Fim de Semana”, suspense apresentado em Tribeca; e “A Estrada da Liberdade”, que aborda a corrupção policial.
O recorte inclui ainda cinco curtas em parceria com o S16 Film Festival, de Lagos, e uma sessão especial de “Mami Wata” (2023), com a presença da diretora de fotografia brasileira Lílis Soares, premiada em Sundance. O CCBB receberá também um minicurso de Ana Camila Esteves sobre Nollywood, abordando a história e os modelos de produção da indústria nigeriana.
A Mostra de Cinemas Africanos no Rio integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil, com realização do CCBB.
De 10 a 15 de setembro de 2025
Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Centro da capital
Evento gratuito. Ingressos disponíveis a partir das 9h, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura
Minicurso sobre Nollywood – inscrições pelo link Even3
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O PRD realizou na tarde deste domingo sua convenção para oficializar o Professor Anderson Muriçoca…
*Por Paulo Marinho Boa gente? Sim, esforçado, sim, bom caráter, sim, amigos dos amigos, sim,…
O Instituto Orizon Social, em parceria com a Enactus Brasil, anunciou a abertura das inscrições…
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a disponibilização de…
Na última quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da…
A rede de cafeterias Justo Café, com quatro unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro (São…