Vivemos em um país de desigualdades extremas, convivemos com uma multidão de pessoas em estado de completa desassistência.
“Que justiça habitará em nós, se não atentarmos para uma situação tão lamentável que assola nosso semelhante? Afinal, inclusão sem transformação é ilusão.” Prof. Helvio Costa de Oliveira Telles
Vivemos em um país de desigualdades extremas, convivemos com uma multidão de pessoas em estado de completa desassistência. Uma grande inclusão social é necessária, porém, a verdadeira inclusão, deve ter como fim a transformação para que, uma vez incluídos e transformados, esses indivíduos cooperem com o processo de inclusão e transformação de outros indivíduos que, hoje desassistidos, necessitam do mesmo apoio que eles tiveram para mudarem os rumos de suas vidas.
Ricos, pobres não importa a classe ou o nível social, todos podem cooperar para erradicar a pobreza e a marginalização reduzindo as desigualdades sociais e regionais corroborando com o objetivo 1 da ONU – Organização das Nações Unidas para transformar o mundo “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.
A sociedade precisa mudar sua forma de conduta em relação aos mais pobres, uma multidão sem voz que, quem sabe, um dia irá bradar em alto som para serem incluídos? Por que aguardar essa revolta dos silenciosos quando podemos dar voz a todos eles?
A melhor maneira para isso acontecer é transformar os meios de produção, comércio e serviços globais em instrumentos capazes de corroborar com as metas da ONU, ou seja, “erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema” Incluir é preciso, principalmente através de um ambiente harmônico e sustentável de empregabilidade e geração de renda. Afinal, transformação sem inclusão é ilusão.
Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Rio de Janeiro terá o Bangu novamente na elite do Campeonato Carioca em 2026.…
O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…
Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…
Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…
*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…