Sul Fluminense

Museu da Ciência e Tecnologia avança em Volta Redonda

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, apresentou na tarde desta terça-feira (18) ao secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, as futuras instalações do Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda. O complexo está sendo erguido ao lado do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal. Durante a visita, ambos assistiram à projeção experimental no Planetário de Volta Redonda, que faz parte do museu e já recebeu os equipamentos.

Na entrada do prédio de três andares, o prefeito Neto reuniu a equipe da Prefeitura, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) e da empresa responsável pela obra para prestar homenagem ao secretário Uruan Andrade. Ele recebeu uma placa de agradecimento pelo apoio do Governo do Estado na construção do museu e em outros projetos no município.

“Entrego essa homenagem em nome de toda a população de Volta Redonda. A sua parceria e a do governador Cláudio Castro são fundamentais para o crescimento do município. Esse espaço será mais um presente que deixaremos como legado para a população, mais uma conquista para Volta Redonda que vai atender toda a região”, afirmou Neto. Ele também mencionou a parceria na instalação de 25 mil luminárias de LED pelo Plano de Mobilidade Urbana do município.

O secretário Uruan Andrade destacou a relevância do projeto. “Estou emocionado, esse museu é um exemplo de parceria exitosa. O projeto é fantástico e está sendo muito bem executado. Não há como segurar mais o crescimento de Volta Redonda, o município é referência na cultura, na tecnologia e, com esse museu, vai atrair pessoas de todo o Estado. Tenho certeza que não temos nada parecido no Rio. Em 43 anos como engenheiro, essa é uma das obras mais marcantes que vi”, declarou.

Parte estrutural do Museu da Ciência e Tecnologia dever ser concluída em dois meses

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, a parte estrutural da obra deve ser concluída em dois meses, e o processo de licitação para a compra de equipamentos e mobiliário será iniciado na próxima semana. A previsão é que o Museu da Ciência e Tecnologia seja inaugurado no segundo semestre de 2025.

O Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda está sendo construído com um investimento de aproximadamente R$16 milhões em parceria com o Governo do Estado. A estrutura de três andares contará com equipamentos interativos, incluindo o Espaço de Educação Infantil, uma área de exposição permanente e um auditório para apresentações e eventos relacionados às Ciências Exatas, como Matemática e Física. Entre os destaques estão experiências imersivas relacionadas a fenômenos físicos.

O local também sediará exposições temporárias e permanentes sobre temas como Biologia e Ecologia. Uma das atrações previstas é o passeio virtual pelo Zoológico Municipal (Zoo-VR), que permitirá ao visitante interagir com a fauna local por meio de óculos especiais de realidade virtual.

Na área externa, o museu contará com um Planetário, que oferecerá sessões de exibição de 25 minutos com projeções de 360 graus, possibilitadas por uma câmera Fish Eye (“Olho de Peixe”). O espaço terá capacidade para 62 pessoas por sessão e contará com acessibilidade para todos os públicos.

Além do Planetário, serão instalados equipamentos e materiais informativos sobre astronomia, além de um anfiteatro ao ar livre para eventos e atividades educacionais. A expectativa é que o Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda se torne um importante centro de educação e inovação para a região.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

12 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

13 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

19 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

20 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

20 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

20 horas atrás