Meio Ambiente

Museu do Amanhã e Cidade das Artes adotam energia renovável

Dois dos mais relevantes equipamentos culturais da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã e a Cidade das Artes, passaram a ser abastecidos com energia limpa e renovável. A iniciativa faz parte da nova fase do projeto Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia, promovido pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.

A mudança ocorre por meio da contratação de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com fornecimento garantido pela empresa Matrix Comercializadora de Energia Elétrica. A distribuição da energia continua sob responsabilidade da concessionária Light. Essa nova fase do projeto integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Prefeitura do Rio.

De acordo com estimativas da Prefeitura, a ampliação do projeto deve gerar uma economia de aproximadamente R$24 milhões em cinco anos, além de evitar a emissão de 40 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) no mesmo período. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e a transição energética.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a adotar energia renovável para abastecimento de órgãos públicos. O projeto teve início em 2022, com a sede da Prefeitura no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). Em 2023, a iniciativa foi estendida ao Centro de Operações (COR) e a 20 unidades de saúde.

Além do Museu do Amanhã e da Cidade das Artes

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Andrea Senko, o objetivo é levar energia verde a toda a rede de prédios públicos. “O projeto está em expansão e, em breve, será inaugurado também na Câmara Municipal, além de 74 escolas municipais”, afirmou.

Willians Gaspar, gerente do Programa de Eficiência, Transição e Governança Energética, destacou que a contratação da energia para o Museu do Amanhã e a Cidade das Artes representa uma economia superior a R$5 milhões em contratos de 60 meses. Ao todo, a Prefeitura já contratou mais de 500 mil MWh de energia 100% limpa e renovável no ACL, considerando as fases já concluídas, em execução e em licitação.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Evento do Secovi Rio em Niterói reforça aquecimento do mercado imobiliário na cidade

O Secovi Rio realizou, no dia 27 de novembro, mais uma edição do Cenário do…

17 horas atrás

Danilo, o herói que não deixou de ser menino

*Por Marcos Vinicius Cabral Quando a bola foi um roteiro de uma vida no escanteio…

20 horas atrás

Atletas de Itaguaí participam do World Tour de jiu-jitsu inclusivo

A galerinha do jiu-jitsu adaptado do projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão brilhou novamente no…

21 horas atrás

Guarda de Macaé completa 78 anos com armamento e modernização

A Guarda Municipal de Macaé, no Norte Fluminense, completou 78 anos nesta segunda-feira (1º) com…

22 horas atrás

O Natal, o Marimbás, os Vikings e uma linda Comodoro

Entro no clima de Natal com a deslumbrante árvore do Clube Marimbás, cheia de calor,…

23 horas atrás

Utopia do consenso

*Por Professor Hélvio Costa A verdade só se revela com os fatos! Essa deveria ser…

2 dias atrás