Meio Ambiente

Museu do Amanhã e Cidade das Artes adotam energia renovável

Dois dos mais relevantes equipamentos culturais da Cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã e a Cidade das Artes, passaram a ser abastecidos com energia limpa e renovável. A iniciativa faz parte da nova fase do projeto Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia, promovido pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.

A mudança ocorre por meio da contratação de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com fornecimento garantido pela empresa Matrix Comercializadora de Energia Elétrica. A distribuição da energia continua sob responsabilidade da concessionária Light. Essa nova fase do projeto integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Prefeitura do Rio.

De acordo com estimativas da Prefeitura, a ampliação do projeto deve gerar uma economia de aproximadamente R$24 milhões em cinco anos, além de evitar a emissão de 40 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) no mesmo período. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e a transição energética.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a adotar energia renovável para abastecimento de órgãos públicos. O projeto teve início em 2022, com a sede da Prefeitura no Centro Administrativo São Sebastião (CASS). Em 2023, a iniciativa foi estendida ao Centro de Operações (COR) e a 20 unidades de saúde.

Além do Museu do Amanhã e da Cidade das Artes

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Andrea Senko, o objetivo é levar energia verde a toda a rede de prédios públicos. “O projeto está em expansão e, em breve, será inaugurado também na Câmara Municipal, além de 74 escolas municipais”, afirmou.

Willians Gaspar, gerente do Programa de Eficiência, Transição e Governança Energética, destacou que a contratação da energia para o Museu do Amanhã e a Cidade das Artes representa uma economia superior a R$5 milhões em contratos de 60 meses. Ao todo, a Prefeitura já contratou mais de 500 mil MWh de energia 100% limpa e renovável no ACL, considerando as fases já concluídas, em execução e em licitação.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Dr. Eduardo Benchimol Saad é eleito para a Academia Nacional de Medicina

Na última quinta-feira (3), a Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou a quarta eleição plenária…

4 horas atrás

Alerj aprova lei contra assédio on-line a PCD

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o…

9 horas atrás

Cedae: inscrições para programa de jovem aprendiz vão até esta terça

O programa Aprendi na Cedae, voltado para a formação de jovem aprendizes da Companhia Estadual…

9 horas atrás

Mesquita abre inscrições para curso preparatório gratuito

A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na Baixada Fluminense, abriu as inscrições para o…

9 horas atrás

Siro Darlan de olho na pena de Marcinho VP

*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…

1 dia atrás

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

3 dias atrás