Capital

MV Bill e Luiz Eduardo Soares discutem ‘Cabeça de Porco’ no Clube de Leitura

Nesta quara-feira (14), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro será palco de um encontro significativo no Clube de Leitura CCBB 2024. O evento contará com a participação do rapper e escritor MV Bill e do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, coautores do livro “Cabeça de Porco”, publicado em 2005. A obra, que traz à tona questões cruciais sobre a realidade das favelas e periferias brasileiras, permanece extremamente atual, e será discutida em profundidade durante o encontro.

“Desde 2005, quando publicamos Cabeça de Porco, um rio passou em nossas vidas. Primeiro, nos carregando para o alto, de onde vislumbrávamos um horizonte de sonhos, com redução de desigualdades, expansão da cidadania, afirmação democrática. Depois, transformando-se em tsunami, arrastando o país pra beira do abismo neofascista. Vinte anos velozes e furiosos, no Brasil e no mundo, mostraram que nenhuma conquista está consolidada, nem mesmo o senso de realidade, nem a vida no planeta está garantida, e que só haverá futuro digno se recomeçarmos a luta pelos direitos humanos todos os dias”, afirma o cientista político Luiz Eduardo Soares.

O encontro no CCBB visa não apenas revisitar o conteúdo do livro, mas também incentivar uma análise profunda sobre as condições de vida de crianças e jovens em diferentes regiões do Brasil. A curadora e mediadora do evento, Suzana Vargas, destaca a importância de despertar a conscientização sobre as realidades das comunidades periféricas. “Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção dos leitores jovens e adultos para a relevância que existe na leitura de relatos semelhantes que nos levam a pensar que na vida e no Brasil não existem soluções mágicas”, conta Suzana.

MV Bill destaca a importância de debater as questões levantadas no livro

Para MV Bill, o debate sobre as questões levantadas em “Cabeça de Porco” é mais urgente do que nunca.  “É de extrema importância e relevância termos esta discussão e, principalmente, num lugar tão emblemático quanto o CCBB. Vai ser uma  oportunidade única de refletir sobre a nossa realidade social e racial. Por mais que o livro tenha recorte na criminalidade, ele fala muito sobre essas questões, sobre política, favelas e distribuição de renda”, define Bill.

Com uma combinação de relatos, crônicas e ensaios etnográficos, “Cabeça de Porco” permanece uma obra vital para compreender a complexidade da violência urbana e as condições de vida nas favelas brasileiras. O evento é gratuito e será realizado na Biblioteca Banco do Brasil, às 17h30, no quinto andar do CCBB RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 66, Centro da Capital. A gravação completa estará disponível no canal do Banco do Brasil no YouTube.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 


Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás