Capital

Naves do Conhecimento oferecem 4.788 vagas gratuitas em dezembro

As Naves do Conhecimento iniciam dezembro com uma nova programação de cursos e oficinas gratuitas. Ao todo, serão disponibilizadas 4.788 vagas distribuídas pelas 12 Naves, 3 Naves Satélites e 18 Navezinhas Cariocas. As inscrições já estão abertas no site das Naves e as vagas são limitadas. As atividades abrangem formações em informática básica, inteligência artificial, robótica, criação de games, design, fotografia, educação financeira e outras áreas de tecnologia e inovação.

Segundo a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, somente em 2025 foram emitidos 65.780 certificados para alunos das unidades, localizadas principalmente nas zonas Norte e Oeste do Rio. “Acredito muito nas Naves como espaços democráticos de conhecimento e inovação. Nelas promovemos inclusão digital e capacitação profissional para que todos possam enfrentar os desafios de um mercado em constante transformação. Há um ano inauguramos a primeira Arena Gamer pública do país, na Nave do Engenhão, e seguimos expandindo os esportes eletrônicos”, afirmou.

Programação das Naves do Conhecimento é para todas as idades

A programação contempla públicos diversos, desde crianças até pessoas idosas. Na Nave do Engenhão, por exemplo, serão oferecidos cursos de fotografia, inteligência artificial e animação de desenho. Em Nova Brasília, as turmas incluem Canva para crianças, clube gamer e introdução à robótica. Na Penha, há oficinas de sustentabilidade e Excel. Já na Rocinha, os interessados podem se inscrever em aulas de PowerPoint, empreendedorismo e lantable. A lista completa de cursos está disponível on-line.

De acordo com o subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos, Gabriel Medina, a grade é estruturada de acordo com a necessidade dos territórios. “Procuramos oferecer cursos em diversas áreas e adequá-los às demandas locais. E, em 2026, graças a novas parcerias com instituições como o Senac, vamos ampliar ainda mais as oficinas”, destacou.

Relatos de alunos mostram o impacto das atividades. A empreendedora Nilza Vargas, de 75 anos, encontrou nas Naves um espaço de novas possibilidades. Matriculada em um curso de empreendedorismo no Engenhão, hoje vende bonecas de pano e roupas infantis confeccionadas por ela e apresentará seu trabalho em uma feira no próximo dia 5. “A educação transforma. Os sonhos não morrem, adormecem. É sempre tempo de recomeçar”, disse.

Nilza Maria Martins, de 72 anos, que já enfrentou câncer e deseja retornar ao mercado de trabalho, elogia o ambiente de incentivo. “A Nave é melhor do que tomar chocolate debaixo do cobertor. É um espaço de atualização e realização de sonhos. A didática dos professores é maravilhosa”, contou após realizar cursos de informática, Canva e Instagram.

Para muitos alunos, as Naves também são um ambiente de convivência e troca. A arquiteta Gilda Cândido, de 58 anos, que já realizou diferentes cursos e se prepara para novas oficinas em dezembro, destaca o acolhimento. “Nas Naves você percebe que pode aprender em qualquer idade. Perde o medo de usar um computador e aprende a olhar o outro, a ajudar”, disse.

A programação completa e inscrições podem ser feitas no site das Naves do Conhecimento. No Instagram da SMCT (@cienciaetecnologia.rio) e no site da secretaria são divulgados conteúdos e novidades relacionadas às atividades.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Neguinho fora, Benedita dentro!

Por Nelson Lopes Neguinho da Beija-Flor, o lendário intérprete do Carnaval carioca, desistiu de ser…

41 minutos atrás

Hospital de Varre-Sai recebe mini-subestação exclusiva de energia

O Hospital Municipal São Sebastião, em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, passou a contar com uma…

55 minutos atrás

Plano de Contingência é ativado em São João de Meriti após temporal

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio de suas secretarias, iniciou uma ação…

1 hora atrás

Dia do Cortador de Cana reforça importância da atividade no RJ

Celebrado em 16 de janeiro, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar chama a atenção para…

2 horas atrás

Operação em Saquarema embarga mais de 14 construções irregulares

Mais uma operação de fiscalização de sucesso na Região dos Lagos. Catorze construções irregulares foram…

23 horas atrás

Amauri Pinho, do PRTB, emite nota sobre decisão no STF

O atual presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, Amauri Pinho, emitiu nota em apoio à…

23 horas atrás