Casa dos Direitos Humanos, em Niterói, serve de apoio para refugiados e migrantes. Crédito: Prefeitura de Niterói
Inaugurada nesta terça-feira, a Casa dos Direitos Humanos de Niterói, a primeira do estado do Rio de Janeiro, sediará a primeira ação. A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, realiza nesta quinta-feira (24) um mutirão de serviços para migrantes e refugiados que residem na cidade.
Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com a Onu Migração, das 14h às 17h, o mutirão contará com oferta de serviços de apoio jurídico, psicológico e assistencial. Por conta das restrições da pandemia de Covid-19, é necessário agendar o atendimento pelo Zap da Cidadania (21) 96992-9577.
O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, destaca a necessidade de tirar os migrantes e refugiados da situação de invisibilidade. “Os refugiados e migrantes vivem, muitas vezes, marginalizados e invisibilizados. Isso reforça a desumanização que gera xenofobia, violência e até morte. Por isso, é tão importante oferecermos serviços públicos como documentação, orientação jurídica, atendimento psicológico, projetos de emprego e renda, dentre outros”, declara.
De acordo com dados levantados pela pasta junto à Polícia Federal e a ONG Cáritas, há mais de 2 mil refugiados residentes na cidade de Niterói, dentre eles, aproximadamente 350 são congoleses, mesma nacionalidade do imigrante Möise Kabagambe, assassinado em janeiro.
A inauguração da Casa dos Direitos Humanos celebra o primeiro ano de funcionamento da Secretaria. Criada como secretaria autônoma em 2021, a pasta já atendeu 5.823 pessoas com demandas sobre violações de direitos.
Serviço: Mutirão para Migrantes e Refugiados
Endereço: Casa dos Direitos Humanos (Rua XV de Novembro, 188 – Centro, Niterói/RJ).
Data:24/02/2022 (quinta-feira)
Horário: das 14h às 17h.
Agendamento: Zap da Cidadania (21) 96992-9577
As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…
A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…
O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…
A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…