Em quatro meses, mais de mil documentos de identidade foram emitidos em Niterói

Inaugurada em julho, a Central de Emissão de Identificação Civil de Niterói já emitiu mais de mil novos documentos de identidade. O serviço, prestado pela Prefeitura de Niterói em parceria com o Detran-RJ, está disponível para pessoas em vulnerabilidade social e alunos da rede municipal com idades de 3 a 7 anos. A Central fica localizada na Casa de Direitos Humanos do município, no Leste Fluminense.

O agendamento ao público é feito pelo Zap da Cidadania, pelo número (21) 96992-9577. Segundo o secretário de Direitos Humanos, Rafael Adonis, a iniciativa de emissão do documento de identidade é fundamental para o combate ao sub-registro no município. 

“Este é um número que representa uma iniciativa relevante no combate ao sub-registro, uma vez que o município proporciona as melhores condições para nossa população ter acesso à documentação básica. Só com a documentação é possível participar de programas sociais e ter acesso à educação e saúde”, afirmou.

Documento de identidade para crianças

A emissão de documento para crianças da rede municipal faz parte do Programa Minha Primeira Identidade. A documentação é destinada a crianças das escolas municipais ou encaminhadas pelos serviços de saúde do município. 

A Primeira Identidade também poderá ser requerida pela população em situação de vulnerabilidade. Em menos de dois meses, já foram emitidos mais de 400 documentos para essa faixa etária, segundo a Prefeitura.

“É importante que as nossas crianças tenham acesso à documentação básica. Nós vamos avançar ainda mais neste programa, fazendo emissões nas escolas municipais e realizando ações nas comunidades periféricas”, conta Rafael.

Atendimento para Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de Niterói afirma que, desde agosto, a Casa dos Direitos Humanos oferece também a Carteira Diferenciada, destinada exclusivamente a adultos ou crianças com deficiência física, mental, visual, auditiva, intelectual e/ou autismo.

O Cartão PCD é um documento que descreve informações como tipo de deficiência, Código Internacional de Doença (CID), descrição de remédios de uso contínuo, tipos de alergia e contatos pessoais que auxiliam em casos de emergência. O objetivo é conferir à pessoa com deficiência maior independência e proteção.

A Casa dos Direitos Humanos funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e fica na Rua XV de Novembro, 188 – Centro de Niterói. O espaço também oferece orientação jurídica, atendimento psicológico e mediação de conflitos.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

1 dia atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

1 dia atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

2 dias atrás