Leste Fluminense
Niterói

Prefeitura de Niterói inicia agenda de Mobilidade Urbana para promover conscientização

Gestão municipal planejou agenda com 46 eventos sobre mobilidade urbana neste mês, quando é celebrada a Semana Nacional de Trânsito.

Compartilhe:
02 de setembro de 2022
Prefeitura de Niterói inicia agenda de Mobilidade Urbana para promover conscientização
O uso correto da bicicleta é parta fundamental de um trânsito mais seguro. Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, deu início, nesta quinta-feira (1), à agenda do Mês de Mobilidade Urbana na cidade. Serão 46 eventos sobre Educação para o Trânsito, Segurança Viária e Mobilidade Ativa distribuídos ao longo do mês, com a abertura da Semana Nacional do Trânsito no dia 19.

Organizada pela Empresa Municipal de Trânsito e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, a iniciativa colabora para a Semana Nacional do Trânsito estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro.  

Nos dias 21 e 22 de setembro, a agenda do Mês da Mobilidade será voltada para as mulheres, com atividades que discutirão os desafios da participação na mobilidade urbana. Na quarta-feira (21), haverá uma Roda de conversa com o tema Mulher e Mobilidade no Bicicletário Arariboia e, depois, elas serão convidadas a participar do Pedal das Mulheres, saindo do mesmo local.

Workshop sobre Mobilidade Urbana

Outro destaque é o workshop sobre segurança viária e educação para o trânsito no dia 22, no Auditório do Caminho Niemeyer, às 10h30min. À noite, haverá uma Roda de Conversa em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres abordando a importância da mobilidade para as mulheres. O evento acontecerá às 18h30min, no shopping Bay Market.

A programação completa pode ser consultada no site da prefeitura de Niterói, neste link. O calendário prevê também conversas nas escolas e nas comunidades, debates sobre o uso de ruas compartilhadas com ciclistas e pedestres, contação de histórias para crianças e atividades culturais.