Niterói projeta início das obras na Alameda São Boaventura, que receberá grande revitalização

As obras de revitalização da Alameda São Boaventura, uma das mais movimentadas de Niterói, no Leste Fluminense, já podem sair do papel. O prefeito Axel Grael assinou, nesta semana, a ordem de início das obras, que incluem modernização dos corredores viários, melhoria e ampliação da rede de drenagem, pavimentação das vias, acessibilidade das calçadas e implantação de uma ciclovia.

Segundo o município, esta deve ser a maior obra que a gestão pretende entregar durante o ano em que a cidade completa seu 450º aniversário. “Essa obra, em especial, é um desafio para a gente, já que é uma obra grande, que vamos tentar fazer com o mínimo de impacto para quem passa diariamente pela Alameda. Eu tenho certeza de que a transformação que essa obra vai trazer vai valer muito a pena. Vamos tomar todas as medidas para que essa obra siga com a maior qualidade e em menor tempo”, prometeu o prefeito.  

Nova iluminação na Alameda

Além das obras, a via vai receber nova iluminação em LED e novo paisagismo. O investimento previsto é de R$ 114 milhões. Para o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carreira, a obra dará aos moradores da região mais qualidade de vida.

“Essa obra vai revitalizar por completo a Alameda, com macrodrenagem, com a transformação do local em um ambiente acessível, vamos colocar toda a fiação de telefone e energia subterrâneas, além da instalação de ciclovias. Outro ponto importante será a implantação de espaços de lazer para crianças e adultos em diversos pontos, com parquinhos, quadras, mesas etc”, explicou.

Já o secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói Renato Barandier afirmou que a obra melhorará a qualidade urbanística da Zona Norte da cidade. “A reurbanização da Alameda é a maior obra da história da região norte de Niterói, que vai mudar a cara não só do Fonseca [bairro em que a via está localizada], mas de toda a região norte da cidade”, diz.

O secretário acrescentou que, a partir de agora, haverá novas estações de ônibus dos módulos da transoceânica e uma ciclovia nos dois sentidos.

Obra faz parte das comemorações dos 450 anos

O projeto de revitalização da Alameda São Boaventura faz parte do Plano Niterói 450 Anos, no eixo Zona Norte, região para a qual estão previstos investimentos de R$ 415 milhões até 2024.

A obra também faz parte dos projetos do Plano de Mobilidade Urbana. Ele inclui a expansão da malha cicloviária da cidade, a nova rotatória de Camboinhas, o acesso à Rua Mem de Sá, a revitalização do trecho norte da Avenida Marquês de Paraná e de toda a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.

Posts Recentes

Ações de prevenção em Três Rios realiza mil exames em uma semana

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações…

17 horas atrás

Carteira da Pessoa com Autismo terá emissão em até 15 dias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na…

17 horas atrás

Castro na berlinda? Não no PL…

Por Nelson Lopes A operação mais letal do Rio fez com que a esquerda mirasse…

17 horas atrás

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

1 dia atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

1 dia atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

1 dia atrás