Modernização da gestão, iniciativas de digitalização de serviços e desburocratização: esses foram alguns dos avanços que fazem parte do plano de metas, apresentados pela Prefeitura de Niterói durante o 9º Encontro de Gestores, evento que contou com presença de todos os secretários e dos presidentes das empresas municipais do município. Segundo os representantes da cidade do Leste Fluminense, essas e outras ações representam 53% do plano de metas traçado para este ano.
O Plano de Metas Anual é uma das ferramentas utilizadas pela administração para modernizar a gestão da cidade e planejar o crescimento sustentável de Niterói. Está alinhado com os demais instrumentos do governo, como o Plano Plurianual e o Plano Estratégico Niterói Que Queremos.
“Nos reunimos com todo o secretariado, dirigentes de órgãos e autarquias, imersos em muito planejamento e monitoramento das metas neste 9° Encontro de Gestores. Tivemos um grande progresso geral, avançamos até agora cerca de 53% das metas. Através do Plano Niterói 450, nossa cidade vem recebendo um dos maiores investimentos da história, perpassando todas as áreas da administração municipal”, destacou o prefeito Axel Grael.
Dentre os resultados do plano de metas, destaca-se a área de resultado Niterói Inclusiva, com 68% de execução das metas. As entregas, incluem a finalização das obras de adequação de nove equipamentos socioassistenciais (Centro POP, CRAS Centro, entre outros), a inauguração da casa de Direitos Humanos e a implementação do programa Aprova Jovem presencial, com a disponibilização de 100 vagas, além da inauguração de quatro agências do Banco Arariboia.
Segundo o município, outro eixo em destaque é o Niterói Eficiente e Comprometida, com 55% de execução das metas. Nessa área de resultado destacam-se as entregas relacionadas ao planejamento participativo nas comunidades (Participa Comunidades), que ouviu os moradores de Niterói sobre as melhorias desejadas para as favelas.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) destacou a importância de inclusão da plataforma digital para regulação de população adulta nos abrigos. Também houve destaque para a implantação do programa Qualificar, com 200 vagas em cursos profissionalizantes no Senai para pessoas em situação de rua.
A Prefeitura estima que até o fim do ano, outros importantes objetivos do plano de metas serão realizados. Dentre elas estão o início das obras de reforma de mais cinco módulos do Programa Médico de Família, além dos outros cinco que já estão em andamento.
A finalização da implantação de cinco novas quadras poliesportivas nas escolas também está no planejamento, além da expansão do efetivo da Guarda Municipal. Na área de infraestrutura e habitação, há previsão de melhorias habitacionais e a finalização das obras de drenagem e pavimentação nas vias do Engenho do Mato.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…