Norte Fluminense

Cigarros eletrônicos têm venda proibida, ressalta Procon de Macaé

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve no final de abril a proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos. A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de Macaé, no Norte Fluminense, anunciou que atuará na fiscalização do cumprimento da resolução do órgão em estabelecimentos como tabacarias.

A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor e advogada, Júlia Holst, orienta que todos os estabelecimentos estejam atentos à nova resolução da Anvisa. Ela destacou que o órgão federal proibiu comercialização, importação, armazenamento, transporte e propaganda destes produtos, além do uso em recintos coletivos fechados, público ou privado. Também foi mantida a proibição de fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de todos os dispositivos do tipo.

Estudos recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que esses dispositivos são nocivos à saúde, geram dependência e não trazem benefícios comprovados para a saúde pública.

Fiscalização vai incinerar cigarros eletrônicos apreendidos

Júlia Holst informou que o Procon Macaé cumprirá a Norma Técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que estabelece a apreensão dos produtos e aplicação das sanções cabíveis. Em caso de propaganda irregular, o comércio será notificado a retirar a exibição do anúncio.

Os produtos apreendidos nas fiscalizações serão descartados por meio de incineração. A informação é do coordenador da Vigilância Sanitária, Rogério Maciel.

Demais esclarecimentos podem ser obtidos através dos telefones (22) 2759-0801, (22) 2765-8700 ou pelo e-mail procon@macae.rj.gov.br.

Tipo de DEFs:

  • Cigarros eletrônicos: aquece um líquido, produzindo um aerossol (vapor) inalado pelo usuário. Nicotina e outras substâncias podem ser utilizadas. A composição e a concentração de nicotina nos líquidos variam de fabricante.
  • Cigarros aquecidos: pequeno cigarro ou bastão de tabaco, produzindo um aerossol contendo nicotina e outros produtos químicos. Contêm aproximadamente a mesma quantidade de nicotina que um cigarro comum.
  • Vaporizadores de ervas secas: aquece o tabaco picado ou outras ervas, produzindo um aerossol.
  • Produtos híbridos: possui dois reservatórios – um armazena ervas picadas e o outro, os líquidos.

Posts Recentes

Rio atrai turistas nas férias de julho

Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…

8 horas atrás

Quatis alerta sobre golpe com falsas vagas de emprego

A Prefeitura de Quatis, no Sul Fluminense, divulgou nesta semana um alerta à população sobre…

11 horas atrás

Santa Missa celebra 71 anos de Volta Redonda com fé e gratidão

Centenas de fiéis participaram, na tarde da última quinta-feira (17), da Santa Missa em ação…

11 horas atrás

Empresa oferece 193 vagas para pessoas com deficiência

A Inklua, empresa de consultoria dedicada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de…

11 horas atrás

Vale a pena subir a serra

O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…

3 dias atrás

Flávio “puxa o freio” de Bacellar

Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…

3 dias atrás