A fibromialgia causa fortes dores nas articulações
*Por Júlio César Barreto
A data de 12 de maio foi definida como Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia por decreto federal. Para lembrar a data, a Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, promove ao longo deste mês ações de conscientização sobre o diagnóstico e tratamento adequado.
No próximo sábado (18), às 9h, acontece no Anfiteatro da Imbetiba o “Somos de Fibra”, com atividades interativas, auriculoterapia, alongamento e liberação miofascial. Já no dia 25, será realizada às 9h a Remada da Fibromialgia, na Lagoa de Imboassica.
O chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, David Teixeira, explica que as atividades propostas buscam a socialização, integração e troca de experiências entre pacientes.
“Queremos dar visibilidade à fibromialgia, que é uma condição caracterizada por dor muscular generalizada e crônica. Costuma ser acompanhada de sintomas típicos como, sono não reparador e cansaço, podendo haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, além de alterações da concentração e de memória”, esclareceu.
Em Macaé, o Centro de Reabilitação tem um grupo de apoio para pacientes fibromiálgicos que disponibiliza atendimentos de auriculoterapia, psicologia e alongamento com fisioterapeuta, essenciais para o tratamento de fibromialgia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…
O município de Paraty, no Sul Fluminense, sediou no último sábado (16) a quarta edição…
O Rio de Janeiro terá o Bangu novamente na elite do Campeonato Carioca em 2026.…
O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…
Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…